Acadêmico de Jornalismo da Unijuí se prepara para intercâmbio em Portugal

WhatsApp Image 2019-08-27 at 15.47.41

Viajar para outro país e estudar em terras internacionais é o sonho de muitos estudantes universitários, e encontram no intercâmbio uma possibilidade de realizar esse desejo. Buscando essa experiência, o aluno de Jornalismo da Unijuí João Guilherme Cardoso Gomes, de 22 anos, resolveu passar um semestre em Portugal, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a 148 km de Lisboa. “Eu amo viagens. Acredito que independente do lugar que você vá, se você viajar para um município vizinho ao seu, já está vivendo uma experiência nova. E, estudar em Portugal vai ser incrível, é uma oportunidade única de se qualificar na minha área, conhecer outros cenários, adquirir novos conhecimentos e acrescentar o aprendizado da graduação na Unijuí”, afirma.

Com o apoio dos pais, o acadêmico procurou o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí que o auxiliou com a documentação necessária, a escolha do destino e as possibilidades de estudo. João ainda teve que escolher algumas disciplinas, já que é exigido um mínimo de 24 créditos para poder participar das aulas no Instituto. Neste período que estará fora, também dará continuidade ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor de Jornalismo da Unijuí, uma vez que o estudante está no último semestre da graduação. “Acredito que algumas dificuldades podem aparecer pelo caminho, principalmente pela distância da orientação, mas nada que não possa ser resolvido ao longo do trabalho”, comenta.

Depois de receber a carta de aceitação em junho deste ano, foi a hora de encaminhar a documentação exigida para a emissão do passaporte e do visto em São Paulo, pois o Consulado de Portugal em Porto Alegre não realiza mais esse serviço. Como nesta época há muita demanda, ainda não há data certa para a viagem, podendo acontecer após o dia 12 de setembro, data de início das aulas em Portugal. Enquanto isso, João tem de acertar um alojamento para ficar, deixar uma procuração caso necessite resolver questões burocráticas no Brasil, além de realizar a troca da moeda em alguma casa de câmbio.

Porém, toda essa organização não desanimou o estudante. “O intercâmbio é uma oportunidade única para estudantes brasileiros. Em alguns países ele é exigido durante a graduação, mas no Brasil um grupo seleto consegue ingressar na faculdade, imagina ter pela frente estudos no Exterior. Tendo em vista esse cenário, me sinto privilegiado. Agradeço aos meus familiares por me darem suporte nessa missão, e a Unijuí por sempre estar de portar abertas, a nos orientar e qualificar”, conclui.

Para saber mais sobre os programas de estágio da Unijuí, é só acessar o portal da Unijuí, clicar na aba Institucional, Relações internacionais.

Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo

Deixe um comentário