Jornalismo da Unijuí é premiado no 2º Festival de Curtas nas Escolas

WhatsApp Image 2018-12-04 at 14.13.26 

Na última sexta-feira, 30 de novembro, ocorreu o 2º Festival de Curtas nas Escolas, promovido pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ijuí, no Salão de Atos da Unijuí. Entre inúmeras categorias e curtas apresentados, o Curso de Jornalismo da universidade concorreu na categoria Documentário Independente, com a produção Lagarteando – Gaúchos Ijuienses: uma história de amor às tradições.

As acadêmicas de Jornalismo Daniella Koslowski, Daiana Dal Ros, Giovana Carré e Manuela Engster, orientadas pelo professor Celestino Perin, foram premiadas com o documentário nas categorias: Melhor Documentário, Melhor Direção e Melhor Roteiro. A produção foi realizada na disciplina de Telejornalismo II, no primeiro semestre de 2018, pelas acadêmicas e com a edição do técnico de vídeo Célio Ferrazza.

“A nossa série, que faz parte do Projeto Lagarteando, buscou retratar os gaúchos e as tradições em Ijuí, evidenciando os 75 anos de história do CTG Farroupilha, uma das entidades mais antigas do Rio Grande do Sul. É gratificante o reconhecimento do nosso trabalho realizado em aula, pois aliamos a prática da profissão com a possibilidade de sermos reconhecidos pelo projeto”, relata Daniella.

Para a acadêmica Daiana, a experiência de aliar duas de suas paixões como o jornalismo e o tradicionalismo foi gratificante: “Enquanto jornalista nós temos uma função social e essa função perpassa a divulgação das atividades culturais. A gente tem que mostrar que é possível sim fazer jornalismo cultural no interior do Estado. E também, como tradicionalista, fiquei feliz em poder valorizar aquelas coisas que eu conheço e que ao meu ver é pouco divulgado”.

Ficou curioso para conferir o documentário vencedor? Confira aqui: Lagarteando – Gaúchos Ijuienses: uma história de amor às tradições.

 

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.

Um comentário

Deixe um comentário