A jornada feminina no universo dos games no século XXI

player ela capa (1)

Com o objetivo de expor a realidade de vida das mulheres jogadoras de vídeo games, a aluna de jornalismo Maria Antônia Santos apresentou no seu Trabalho de Conclusão de Curso depoimentos reais de mulheres entre 24 e 42 anos, de todo o Brasil, propondo conscientizar o público masculino contra a prática de preconceito e discriminação.

No Projeto Experimental  constam relatos de experiência sofridas por mulheres, e o resultado disso foi o Podcast Player Ela: A jornada feminina no universo dos games no século XXI, que apresenta dados estatísticos referentes à presença feminina no mundo dos jogos eletrônicos e aborda estes como esportes, expondo uma situação real de discriminação contra mulheres em partida online.

Maria Antônia explica sobre a produção do podcast e consequentemente o TCC. “Esse tema foi natural, por que eu jogo videogame desde que eu era criança, nas minhas memórias eu sempre sou a única mulher nas rodas de conversa, fliperamas, quando alguém se reúne em alguma casa para jogar, no meu grupo online também, então foi um tema natural. A escolha do podcast foi porquê eu sempre fui ligada ao rádio e escolhi por ser uma mídia em voga no momento, que logo será postada nas plataformas digitais”.

Sobre a relevância, ela explica a relação entre o acesso aos jogos e também, “a luta de igualdade de gênero em voga atualmente, sendo uma pesquisa acadêmica em um ambiente em que aprendemos transformar e interpretar as informações para o jornalismo. A faculdade nos permite ter em um mesmo ambiente com pessoas de todas as classes sociais, e o rádio, como disseminador de cultura e educação, abrange a população como objeto do rádio”. Desta forma, Maria acrescentou no seu trabalho o depoimento das meninas players.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Texto: Por Laís Dahmer, acadêmica de jornalismo

Foto: Manuela Joana Engster, acadêmica de jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s