Acadêmica de jornalismo participa de Oficina do Correio do Povo durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Este slideshow necessita de JavaScript.

Encantada pelo mundo da literatura desde a infância, a estudante de Jornalismo da Unijuí, Daiana Dal Ros, participou entre os dias 11 e 17 de novembro da cobertura da Feira do Livro de Porto Alegre através da Oficina de Jornalismo da Rádio Guaíba, que atualmente, é desenvolvida através dos veículos de comunicação Rádio, Jornal Correio do Povo e TV Record.

A Oficina, desenvolvida pelo Grupo Record há cerca de 20 anos, recebe em cada mês de novembro em torno de 30 estudantes de comunicação social e jornalismo de todo o estado, dos quais são encaminhados para cada um dos veículos e direcionados a atuar na prática da cobertura de um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul. A seleção dos estudantes é feita através de inscrição, na fanpage do Facebook, nos últimos dias do mês de outubro, onde cada um encaminha uma sugestão de pauta, e quando escolhida, tem a oportunidade de trabalhar sobre ela.

Escritora desde a infância, Daiana lançou seu primeiro livro ao 8 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, onde este ano atua “no outro lado” do evento, desta vez, sob um olhar de jornalista, buscando observar por meio da pauta Jovens Escritores atuações de crianças e adolescentes que, assim como ela, buscam o seu espaço na literatura. E nesta perspectiva, trabalhou na produção de uma matéria intitulada “Brincando com as palavras: espaço jovem na Feira do Livro”. Relata então, que “em 65 edições, inúmeros autores jovens mostraram seu trabalho, autografando na feira, e buscando a inserção no mercado editorial. ” Em parceria com outra estudante, Laura Pontin, também escreveu sobre a representatividade de um autor indígena, Yaguarê Yamã, em matéria que conta o trabalho literário vindo do Amazonas e Pará.

“Eu sou apaixonada por escrever e entrei no jornalismo pensando no impresso”, conta a acadêmica do 8º semestre de Jornalismo da Unijuí, enquanto descreve com emoção o prazer de pôr em prática as vivências e aprendizados durante o seu percurso de graduação: “além das técnicas de redação e do texto jornalístico, eu coloquei em prática toda a emoção da entrevista, que aprendi ao longo dos anos, a questão de estar frente a frente com o entrevistado e absorver tudo o que for possível, algo que nossos professores insistem muito”.

O grupo do qual fez parte, contou com outros dez estudantes de jornalismo, dos quais cada um teve a oportunidade de trabalhar em uma pauta diferente, e somadas, compuseram a edição impressa da editoria Oficina de Jornalismo 2019 do Correio do Povo, sob a coordenação de Marcos Santuario e Luciamem Winck e outros profissionais da Rádio Guaíba e TV Record. Parte das produções também foram veiculadas no site do Correio do Povo.

Mesmo com a possibilidade de rádio ou televisão, Daiana escolheu o jornal pois acredita que o impresso nunca vai ser substituído e através dele sempre será possível ter um registro do que fez. Trabalhar com editoria de cultura é o seu sonho dentro do jornalismo pois trabalhou com isso a vida inteira, fora da escola e do curso.

Valorização: “Participar de uma experiência como essa nos possibilita conhecer outras perspectivas dentro do curso de jornalismo que por morarmos no interior e muitas vezes não temos acesso, e durante a oficina, tivemos a liberdade de escrever de uma forma bem pessoal, que é o que uma editoria de cultura nos proporciona”.

Conselho: “incentiva outros colegas e acadêmicos da graduação a participarem das próximas oficinas e vivenciarem a prática da profissão, em um evento que proporciona o acesso a diferentes culturas e demonstrações artísticas, também, com a oportunidade de aprendizagem em um dos grupos de comunicação mais consolidados no estado e no país”.

Por Laís Dahmer, acadêmica de Jornalismo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s