Representatividade em banco de imagens

WhatsApp Image 2018-09-11 at 15.44.25

Você costuma fazer dowloading de fotos em bancos virtuais? Já notou que a maioria deles não disponibiliza imagens de pessoas negras fazendo atividades comuns do dia a dia? A agência Shade, de Nova York, notou essa lacuna na internet e criou o site Nappy, inteiramente representado por pessoas negras. O banco de imagens é gratuito e contém fotos em alta resolução.

No Brasil, de acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira é negra. Em 2016, a população saltou para 205,5 milhões de habitantes, e os brancos deixaram de ser maioria, representando 44,2%. Os pardos passaram a representar a maior parte da população 46,7% e os pretos são agora 8,2% do total de brasileiros. O Brasil é um país miscigenado e diversificado, assim como o resto do mundo, porém é recorrente vermos apenas pessoas brancas sendo representadas a todo instante.

Para quem utiliza banco de imagens, essa é a dica da Usina! Acesse o site e veja as fotos. Ah, não esqueça de fazer o downloading para aquela sua matéria, peça ou campanha publicitária ou ainda seu trabalho de aula. ;)

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s