TCC aborda o papel do Sound Branding

WhatsApp Image 2018-07-05 at 16.39.23

Na tarde de ontem, o acadêmico de Publicidade e Propaganda Júnior Tadeu Milbradt, defendeu o trabalho de conclusão de curso (TCC). O tema buscou mostrar o papel do som na construção da identidade das marcas, através do Sound Branding. “Esse tema surgiu a partir de uma paixão que eu tenho pelo som, pela música, pela comunicação e pela publicidade. É um tema bem novo, tive um pouco de dificuldade [em encontrar material para a construção da pesquisa]. Tem dois autores brasileiros que exploram o tema, e foi bem complicado de buscar material, o trabalho se sustenta praticamente só nisso”, explica Júnior.

A empresa John Deere foi o objeto escolhido para a aplicação da teoria de sound branding, na busca por exemplificar a ideia de identidade sonora de marca. Para o acadêmico, a parte prática rendeu bons resultados: “fiz uma pesquisa aplicada e elaborei um som para uma marca real, no caso a John Deere. Eu defini a personalidade de marca como se ela fosse uma pessoa e, a partir dessa personalidade, dessas características, elaborei um som através de nuances, timbres, instrumentos que pudessem transmitir essa personalidade que defini para a marca”.

A importância do trabalho, segundo Júnior, se deu principalmente por ser uma área nova e de pouco estudo. “O sound branding é uma porta que está se abrindo na minha vida, por ser uma área nova, com certeza é um diferencial que eu vou ter no mercado”, conclui.

WhatsApp Image 2018-07-05 at 16.39.13

Confira o logo e o manifesto sonoro criado pelo acadêmico

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s