Análise de dados: comprovando resultados aos clientes

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A comprovação de que as ações realizadas estão surtindo efeito é um estímulo para continuar apostando em gerenciamento das mídias sociais. Para o social media, a utilização de relatórios é importante para demonstrar que o investimento em um profissional capacitado possui resultados e é fundamental para o sucesso no uso dessas ferramentas. “A análise de dados é fundamental para sabermos que caminho estamos trilhando, se estamos no caminho certo e/ou para saber para onde devemos ir. Entender o nosso público, seus interesses e muitos outros tipos de informações que nos ajudam a ter efetividade e assertividade”, afirma a publicitária formada pela Unijuí Patrícia Beckmann.

Segundo Patrícia, a periodicidade para entrega de um relatório depende do objetivo traçado, podendo ser semanal ou mensal. A análise responde algumas perguntas do cliente como: Estamos melhorando? Este mês nosso resultado foi melhor ou pior? Qual o alcance? Quantos compartilhamentos nossa postagem teve?, dentre outros. Os dados desse relatório também seguem de acordo com o objetivo do cliente, mas normalmente são fornecidos dados como alcance das publicações, o progresso no número de seguidores, perfil dos públicos da canoagem, sentimento das citações, feedbacks do público, retorno sobre investimento (ROI) e custo por lead. “Os relatórios entregues aos clientes sempre vão de acordo com os objetivos planejados, já o relatório da empresa de consultoria/do profissional é mais detalhado, buscamos realizar mais observações técnicas, conteúdos que vão servir para auxiliar o profissional para melhorias e construção de novos objetivos e conteúdos”, comenta Patrícia.

Em seu perfil do linkedin o coordenador de mídias digitais da Cappen, Carlos Heitor Botelho Brito, aconselha que ao começar o relatório é preciso focar nos objetivos e nas metas, saber quais os objetivos da comunicação da marca e quais as perguntas-chave que o relatório deverá responder. Defina o objetivo da classificação e qual a sua importância, não engesse o relatório, algumas informações podem ser mais relevantes de cada período analisado, adicione e exclua sessões, tópicos, gráficos e análises à medida que novas necessidades e oportunidades forem identificadas e, por fim, faça uma análise das redes sociais e os tipos de mídia.

Para facilitar e ajudar a organizar os relatórios existem alguns aplicativos que informam como o público está consumindo os conteúdos, como, por exemplo, que hashtags estão sendo visitadas e sobre o engajamento que os posts estão proporcionando. Fizemos uma lista de sites que auxiliam no monitoramento das redes sociais:

Buzzmonitor – Aplicativo para monitorizar a marca nas redes sociais, comparar a performance com o social analytics, interagir com os seus consumidores e identificar influenciadores.

Quintly – permite que você acompanhe até 3 páginas do Facebook, analisando estatísticas sobre seus seguidores e o engajamento deles com seus posts. É possível customizar o dashboard com diferentes widgets para acompanhar diversas métricas.

LikeAlyzer  – calcula o desempenho de sua Fanpage – comparando-a com as principais páginas ligadas ao seu setor – e oferecendo diversas boas práticas para que você consiga melhorar sua nota na plataforma, que varia de 0 a 100.

Artigo baseado em dados do site Publicitários Criativos e Marketing de Conteúdo – Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.

 

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