Experiência, trabalho e realização de sonhos  

 

32672414_1963959106967969_7096565160281636864_o

Acadêmicos que permaneceram para o debate ao final do evento. Foto: Talita Mazzola

Produzir novas ideias por meio da sintonia entre criatividade e inovação, colocando-as em prática. Em resumo, ser um realizador. É isso que significa empreender. É possível ainda, entender como empreendedor, aquele que inicia algo novo a partir de uma visão diferenciada, alguém que vê algo que ninguém mais vê, que sai da zona de conforto dos sonhos e desejos e parte para ação, tornando real.

Mas como perder o medo e se arriscar no mundo do empreendedorismo? A resposta mais simples é: viva a experiência de mercado e, ao arriscar, aposte no diferencial que você sentiu falta nos locais pelos quais passou. Esse foi o principal conselho dado pela diretora da Agência RDV, de Porto Alegre, e editora do portal Meu Bairro, Letícia Demoly, na noite desta terça-feira, 15 de maio, na palestra que integrou a programação da Semana Acadêmica da Comunicação.

Jornalista por formação, publicitária por opção e empreendedora por vocação, Letícia compartilhou com os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda sua trajetória profissional por meio da apresentação de alguns cases atendidos por sua empresa e que a ensinaram uma nova forma de encarar o mercado. “Se você acredita no seu negócio, pode dar dinheiro. Confie no seu produto, conheça o seu público e o entenda realmente. E, acima de tudo, não se deixe abater quando algum problema aparecer”, aconselha.

Para Letícia, a publicidade é troca, mas não só financeira. É preciso conhecer o que representa a marca e o cliente por meio dos olhos dele. “O início foi bem difícil, mas por ter saído de uma universidade que eu tive professores muito bons eu me sentia bem amparada e apliquei o que aprendi enquanto acadêmica no mercado de trabalho”, afirma e conclui “você vai errar a primeira, mas na segunda tu vai aprender. Aprendam o limite de vocês e minha dica mais importante: aprenda a conviver com os erros do passado. Ele tem um propósito. Eles vão fazer de ti um empreendedor, um empresário melhor, uma pessoa melhor”.

32674503_1963953373635209_6384108997309366272_o

Letícia contou das experiências desde o íncio da carreira até desbravar a comunicação na capital do Estado. Foto: Lara Cristina Dos Santos

Questionamentos dos alunos

  • O que jornalismo ajudou a virar uma publicitária?

Hoje para mim, o jornalismo é saber fazer esse intermeio entre a publicidade e o cliente. Eu me comunico com ele, eu olho no olho, como se fizesse uma entrevista. Eu quero saber quem eles são, eu não me preocupo só com o produto. Quando eu vou conversar com o Doutor Marcos, por exemplo, ele me conta sobre a Medicina dos Estados Unidos. Eu não estou ali só para saber do produto que ele tem, mas para entender quem ele é, como se eu tivesse fazendo uma matéria, e eu acho que dentro da publicidade é isso que eu faço hoje que é um olhar diferenciado.

  • Quando você notou que estava pronta para empreender?

Eu acho que a gente não empreende quando está pronto, a diferença do empreendedor e de quem abre um negócio, é que ele abre porque precisa, eu abri porque eu precisava, pois eu não estava legal. Não tinha nada a ver com o lugar que eu trabalhava, tinha a ver comigo. Eu precisava trabalhar para mim, eu precisava sair, viver outras coisas. Eu penso em outras coisas que eu posso empreender, mas eu não faço porque eu não preciso. O empreendedorismo para mim não foi “Ah vou empreender”, foi porque eu precisava e a necessidade faz com que você dedique a tua vida àquilo. Para empreender você tem que saber que é um filho, eu não posso tirar férias agora e ficar um tempo fora, ainda não tem estrutura para isso. Mas se você quer empreender, não empreende porque você quer, se você quer vai para o mercado, quer ser jornalista vai para um bom jornal, quer ser publicitário vai para uma boa agência, e se tu precisas ser publicitário ou jornalista daí sim tu empreendes, se não vai para o mercado.

Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s