Expocom 2018: dicas para produzir um paper

ExpoCOM

Você sabia que existe um prêmio destinada às produções realizadas pelos acadêmicos de Comunicação Social durante a graduação? E que esse prêmio acontece durante o Congresso mais “queridinho” da área? É isso mesmo! A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom acontece concomitante às atividades dos Congressos Regionais da Intercom. Nesse ano, a edição da região Sul acontece de 31 de maio a 2 de junho, no Centro Universitário FAG, em Cascavel (PR).

O prêmio da Expocom é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente pelos alunos do campo da Comunicação durante o seu período de graduação. Para participar é muito simples, basta submeter algum dos produtos – áudio, vídeo, projeto, etc – realizados em uma das disciplinas com orientação ou supervisão de um dos seus professores.

O egresso de Publicidade e Propaganda da Unijuí Leonardo Mello, participou no ano de 2017 da premiação ainda enquanto acadêmico de graduação.  “Eu estava num movimento de publicar bastante devido minha pretensão de realizar a prova para o mestrado, então resolvi inscrever um trabalho no Expocom. Eu inscrevi um vídeo do Projeto Plurais e com ajuda professora Nilse Maldaner, que foi quem coordenou o projeto, produzi um paper. Ele tem algumas características diferentes das outras produções cientificas, é bem descritivo. É muito mais sobre as tuas reflexões do processo do que sobre as reflexões teóricas. Na hora de apresentar é a mesma coisa, você discute muito os processos e o motivo daquilo e como tu fez, principalmente”, comenta o hoje mestrando Leonardo.

Para concorrer na premiação, o aluno precisa primeiro encaminhar o produto que ele pretende inscrever, acompanhado do paper (que nada mais é que uma defesa do produto) para a coordenação do seu curso. O trabalho será avaliado por uma banca de professores e só então poderá ser submetido ao prêmio. Vale salientar que o aluno precisa ter lido atentamente o regulamento antes da submissão do trabalho para garantir que o trabalho atenda ao formato solicitado. Trabalhos que não seguirem as especificações serão automaticamente desclassificados.

Segundo Leonardo, participar da mostra é muito enriquecedor. “São várias pessoas competindo, mas não tem nenhum espírito de competição, todos estão defendo o seu trabalho e curtindo. Eu vi vídeos maravilhosos, projetos muito bons, muito bem executados com uma qualidade extremamente profissional”, frisa.

Ao decidir publicar um trabalho no Expocom, os alunos podem se inscrever nas seguintes categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar, Rádio, TV e Internet. Dentro das categorias devem ser observadas as especificidades de cada modalidade, descritas no ementário.

Você também pode conferir os trabalhos vencedores dos congressos regionais, que foram para a disputa nacional clicando aqui.
Agora que você já conhece um pouco sobre o que é o Expocom, se interessou em participar, mas acha que pode ser complicado produzir um paper em defesa do seu trabalho, nós separamos uma estrutura baseada nas exigências do Congresso. Confere aqui:
Título
Precisa ser criativo

Curto

E claro, ter a ver com a produção

Resumo (entre 400 e 900 caracteres)

Resumir todas as partes do trabalho

Dica: Deixe essa parte por último.

Introdução (Entre 500 e 2000 caracteres)

Situar o leitor sobre a produção

Panorama teórico que vão discutir
Objetivo (entre 500 e 2000 caracteres)

Objetivo da produção prática.
Justificativa (entre 500 e 4000 caracteres)

Por que é importante essa produção?

Dica: Não é recomendado uso de referências bibliográficas
Métodos e técnicas utilizadas (entre 500 e 8000 caracteres)

Aqui é onde você deve detalhar toda a produção. Exemplificar todo o processo, desde a produção do roteiro, em caso de vídeo, por exemplo, até as locações, uso de planos, edição, pós-edição, uso de software, e também o embasamento teórico para as decisões tomadas.
Descrição do produto ou processo (entre 500 e 8000 caracteres)

Esse é o momento em que você descreve e apresenta o seu produto, os resultados obtidos com ele, como foi apresentado, onde, quais participações.

Considerações (entre 500 e 2000 caracteres)

É a parte em que você faz o fechamento do seu paper, retoma a importância da realização dos mesmos e os resultados obtidos com ele e lembre-se de dialogar com as bibliografias, justificando sua produção.

Referências bibliográficas

Aqui você deve-se listar todas as bibliografias utilizadas para o embasamento teórico da sua produção.

 

E pronto. Achou difícil?

 

Confere também o trabalho “Sequidão: Sol, poeira e esperança”, vencedor do Expocom Nacional na categoria Produção Audiovisual para Mídias Digitais e veja como foi aplicada na prática a teoria para a produção do paper.

 

Não deixe de conferir o Regulamento  e escolha em qual categoria o trabalho de sua escolha melhor se encaixa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s