Com quem falamos nas redes?

Um dos grandes desafios na área da comunicação é compreender com quem se fala. Quem é nossa recepção? Quem são os interlocutores, os atores envolvidos no processo de comunicação? Isso é verdade tanto na mensagem publicitária, quanto nas produções jornalísticas, e quando não compreendemos com quem falamos, corremos o risco de não falarmos com ninguém. Em um mundo cada vez mais diverso, plural e, ao mesmo tempo, mais conectado e com mais trocas culturais, propiciada em especial pela relação com os sites de redes sociais, é comum imaginarmos que todos têm o mesmo tipo de relação que nós temos com a rede.
Boa parte dos estudantes de comunicação, especialmente os que estão começando o curso agora, são de uma geração que é considerada nativo digital, a primeira geração em que o digital e o físico não são mais dissociados e sim camadas sobrepostas de sua vida. O site Ponto eletrônico, uma iniciativa do grupo BOX 1824, fez uma interessante análise e um infográfico falando das diferenças geracionais e na forma como estas se relacionam com a rede. Esse tipo de análise é de especial interesse para quem pretende estabelecer diálogos, não só com a sua geração, mas com todas as possíveis audiências e assim entender como e com quem estamos falando.

Acompanhe a análise e o infográfico no site.

infograficofinal

Texto por: Leonardo Mello – Publicitário, egresso da Unijuí e mestrando em comunicação na UFSM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s