Jornalismo e Ficção andam juntos  

25151982_1674275902624182_8669181779845533575_nNa última quarta-feira, 13 de dezembro, a formanda de Jornalismo Fernanda Zimmermann Rebelato, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre “A Representação Do Jornalismo Na Ficção Literária: Análise Da Personagem Rita Skeeter Da Série Harry Potter No Papel De Jornalista”. O trabalho tem por objetivo examinar toda a trajetória do jornalismo e da personagem na história, comparando-a com a profissão.

“Quando começamos a fazer a matéria de Projeto de Monografia, todos me falaram sobre escolher um assunto do qual eu gostasse, até porque passaria um bom tempo lendo sobre ele. Então escolhi trabalhar com Harry Potter, primeiro porque sempre gostei muito de ler, então encontrei em uma das minhas histórias favoritas algo para trabalhar. O segundo motivo foi porque, durante esses cinco anos de faculdade, ouvi bastante sobre como os jornalistas devem tentar levar a verdade ao público, de uma forma séria. A Rita Skeeter, personagem da minha análise, representa um antagonismo disso. Na série ela representa os jornalistas sensacionalistas, que também existem no nosso cotidiano, então foi importante ver como as características da personagem refletem nas atitudes de profissionais do jornalismo fora da obra”, comenta.

Para Fernanda, apresentar o TCC foi uma mescla de ansiedade, nervosismo e alívio. “Ansiedade porque eu não via a hora da minha apresentação chegar. Nervosismo porque apresentar para duas grandes professoras como a Lara e a Vera da um certo desespero e a gente fica pensando ‘será que falei tudo? será que tá bom? será que elas gostaram?’. Mas no fim deu tudo realmente certo, a contribuição das duas foi ótima e, então temos a sensação de alívio. Alívio por ter tirado nota máxima com um tema tão diferente que é a união do jornalismo com as narrativas literárias”, conclui.

25371009_1674301895954916_1226108412_o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s