O DACOM precisa de você

O-Diretório-Acadêmico-precisa-de-vocêNo final de novembro, abrirá o edital para as eleições dos Diretórios Acadêmicos da Universidade. Segundo o secretário do Diretório Acadêmico Central Pra Mudar Unijuí, Mateus Soares, como nos outros anos não houve procura para eleição de um Diretório Acadêmico da Comunicação (DACOM), o edital para os cursos da COM seria ofertado no próximo ano, “para que o pessoal consiga se organizar em chapas e concorrer e também para que as eleições não caiam em semana de prova, no entanto, como esse ano houve procura dos próprios alunos da comunicação para um novo Diretório Acadêmico, as eleições serão feitas no final de novembro”.

O edital ainda não foi lançado, entretanto, Mateus adiantou algumas das regras solicitadas pelo DCE: é preciso inscrever seis membros sendo: o Presidente, o Vice-Presidente, um Secretário e um Vice-Secretário, um Tesoureiro e um Vice-Tesoureiro, e são permitidos mais seis colaboradores que não precisam necessariamente ter um cargo, mas que ajudem na gestão. “Após o término das inscrições das chapas é feita a homologação para ver se os documentos estão certos, então é solicitada a identidade, CPF, cartão de estudante e comprovante de matrícula. Caso tiver mais de uma chapa, ocorre a eleição com urna itinerante que passa nas salas. É feita a contagem de votos e anunciada a chapa vencedora”, explica.

Função do Diretório Acadêmico

O Diretório Acadêmico é responsável pela representação dos estudantes perante à Universidade. Além disso, o diretório participa do conselho de DCA e DA que é uma instância dentro do DCE que debate os problemas menos graves da instituição, responsável por pequenas, mas importantes medidas da representação estudantil. O diretório também é responsável por conseguir a liberação do FAE (Fundo de Atividades Estudantis). Para a liberação desse Fundo é preciso à assinatura dos integrantes do diretório acadêmico. Todo ano o valor do FAE é renovado e neste ano o valor para os cursos da comunicação é de R$1.391,00, sendo que para 2018 existe a previsão de aumento em 20%.

O publicitário Fábio da Costa Petry, presidente do DACOM na gestão de 2009/2010, comenta sobre esta experiência: “A responsabilidade e a possibilidade de executar ações mais concretas, com resultados em curto prazo, me trouxeram a certeza que para fazer a diferença basta querer. Na parte pessoal, penso que todos da gestão que participei tiraram algum proveito. Das risadas aos desentendimentos, aprendemos “na marra” como era trabalhar em equipe, como era confiar no próximo, como nos organizar como entidade. Essas características estão presentes em cada um dos colegas, mesmo que tenhamos traçando caminhos diferentes”.

Para Petry, a ação mais significativa foi a “DIGA NÃO A EXTINÇÃO – Proteja os animais da Comunicação”, que mobilizou a maior parte dos alunos de Comunicação Social em prol de algumas reivindicações como: computadores de baixo rendimento, a liberação de acesso a sites de redes sociais e bancos para o prédio da comunicação que não existiam. Também houve participações junto ao colegiado para facilitar o acesso do FAE que facilitava a organização de eventos e viagens dos acadêmicos.

O Diretório Acadêmico, segundo Fábio, é a ponte entre os interesses dos alunos com a universidade, responsável em organizar atividades que proporcionem a melhoria da qualidade do ensino superior, além de realizar ou auxiliar em todas as confraternizações. No caso de um Diretório Acadêmico de Comunicação essas atribuições devem servir como um guia, mas não como limitador. “Acadêmicos de Comunicação Social devem ser inquietos e questionadores, devem ser elementos de transformação pessoal e comunitária, com isso as atribuições do DACOM devem ir até onde for necessário para atingir o melhor bem comum possível”, afirma.

Ficou interessado em montar uma chapa para o Diretório Acadêmico da Comunicação? Para mais informações acesse a página do DCE no facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s