Conheça alguns aplicativos para facilitar o desenvolvimento do seu TCC

Todo universitário sonha com o dia de receber seu diploma, porém para chegar lá, antes é preciso receber a aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Esse às vezes também pode ser um momento muito temido, especialmente pelas já tradicionais histórias de que ao longo do período de produção do TCC, muitos deixam de ter uma “vida social”. São inúmeras as preocupações: produção da monografia, do projeto, como e quando fazer, como começar, as regras que precisam ser seguidas, formatação, tradução do material de leitura e por aí vai.

Aplicativos TCC

A Revista Galileu lançou uma matéria, na última semana, divulgando dez plataformas gratuitas que é possível utilizar pelo navegador ou baixar como aplicativo e que irão ajudar os formandos a organizar, escrever e finalizar seu TCC. Confira a lista:

  • oTranscribe

O site facilita a transcrição de áudio e vídeos do YouTube, sem limite de tamanho. Basta inserir o arquivo ou link. Ele possibilita escrever na página sem ter que abrir e organizar várias abas. É possível ajustar a velocidade e volume do som, controlar as marcações por atalhos e ainda antecipar ou retornar para algum momento desejado.

  • Canva

O Canva é voltado para edição de imagens e design gráfico. Ele possibilita a criação de logotipos, infográficos, capaz de livros, apresentações, cartazes. O dispositivo possui recursos internos que são pagos, como fotos e desenhos, porém para se cadastrar é gratuito.

  • Google Drive

O serviço permite ao usuário fazer download de fotos, documentos, vídeos, áudios e PDF’s, que ficam salvos em uma nuvem online. A capacidade de armazenamento é de 15 GB. Para usá-lo, basta ter uma conta no Gmail.

  • Digitação com voz (Google Docs)

A ferramenta está disponível em português e somente no Chrome. Para usá-la, é necessário ter microfone e falar com clareza, com volume e ritmo normal. Ao final, é preciso revisar as pontuações e acentuação.

  • Google Acadêmico (Scholar)

O serviço busca artigos acadêmicos, procura diversos trabalhos universitários sobre o assunto que deseja.

  • MORE: Mecanismo Online para Referências

O MORE ajusta 15 tipos diferentes de documentos de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • FastFormat

O dispositivo também permite a edição de trabalhos em formato ABNT de maneira rápida e simples. Para utilizá-lo, basta criar uma conta. A escrita é feita no próprio FastFormat, e quando o usuário acaba de escrever o texto ele pode extrair o arquivo na extensão que quiser.

  • Trello

O Trello é uma ferramenta para organização e atribuição de tarefas. Nele é possível criar quadros, colunas e etiquetas, que são personalizados com a demanda de trabalho. Ele permite anexar documentos, como fotos e vídeos.

  • Google Keep

Fazer lembretes, listas de compras e anotações, é para isso que serve o Google Keep. Todas as atividades podem ser feitas por meio de digitação, desenhos, gravação de áudio e captura de imagem.

  • Plagium

É uma ferramenta que pode evitar um problema de cópia no trabalho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s