Jornalismo Esportivo e workshop sobre criação de marcas movimenta alunos da Comunicação

A noite desta quarta-feira, foi marcada por duas atividades. Uma mesa redonda sobre Jornalismo Esportivo no Interior, com os jornalistas Maria Angélica, Thomás Silvestre e o radialista Alex Frantz e também um Workshop sobre criação de marcas e portfólios, com Tiago Oliveira e Gustavo Hansel.

Na mesa redonda que debateu a trajetória e os desafios para fazer jornalismo esportivo no interior, os profissionais falaram sobre suas experiências na área e o quão difícil é fazer o jornalismo esportivo no interior, com poucos recursos e limitações de espaço nos veículos do interior. Em um segundo momento, os profissionais proporcionaram um debate com o público.

_DSC0060

Quando questionados sobre como realizar a transmissão de um jogo do seu time do coração, Angélica frisou que aprendeu a deixar o time de lado e estar apaixonada e envolvida pelo time que os ouvintes da sua emissora torcem. “Quando vou transmitir um jogo do Inter de Santa Maria contra o São Luiz, por exemplo, vou estar envolvida e emocionada com os lances do Inter de SM, pois meus ouvintes estão me ouvindo para saber sobre ele. Mesmo eu sendo ijuiense e já ter sido muito torcedora do São Luiz”, conta. Ela ainda citou que é justamente a emoção que ela passa aos ouvintes ao transmitir e comentar os jogos que a diferencia e fez ganhar credibilidade em um meio hegemonicamente masculino. “Se sofri preconceito? Sim, sofri. E vamos continuar enfrentando olhares preconceituosos muito mais do que palavras propriamente ditas, mas cabe a nós buscarmos a conquista deste espaço. E nós podemos”, frisou.

Ao mesmo tempo em que acontecia a Mesa Redonda no Salão Azul, a sala COM 4, do Prédio da Comunicação, estava lotada para o workshop sobre criação de marcas, com os designers da GH Branding Gustavo e Tiago. Pensar e elaborar uma marca não é tarefa fácil, pois nela estão representados todos os ideais e valores da empresa que ela representa, buscando essa reflexão, os profissionais propuseram atividades em grupo para exercitar esse pensamento sobre as marcas.

DSC_9689

Para a construção de um projeto de marca, os designers mostraram o método que eles utilizam no momento de criação. Esse método passa por várias etapas desenvolvidas por meio de uma metodologia própria da empresa, que concluiu com a implementação da marca ao cliente.

Os alunos foram desafiados ainda a colocar “as cabeças” para trabalhar. Organizados em grupos, precisaram pensar uma marca e pesquisar sobre ela, desenvolvendo algumas das etapas propostas pela metodologia, como a construção de mapa de stakeholders, moodboards, análise de benchmarks, entre outras. Cada etapa tinha tempo determinado para finalização, culminando com a apresentação de cada grupo para para os demais.

Hoje a noite é de comemoração. Para celebrar os 20 anos da Usina de Ideias, teremos uma conversa com o publicitário Anderson Zarth sobre os Desafios e importância do exercício da Comunicação Integrada, e em seguida uma mesa redonda com estagiários que já estão no mercado de trabalho. Será às 19h30 no Salão Azul, da Biblioteca Mario Osorio Marques. Não vá perder!

 

Confira ainda o vídeo produzido pelos alunos de Produção de Vídeo l:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s