Comunicação nas Ruas e nas Redes é tema da segunda noite da Semana Acadêmica da COM

Comunicação nas Ruas e nas Redes: o caso Mídias Ninja no Rio Grande do Norte, foi o tema abordado pela jornalista Eloisa Klein, durante a segunda noite da Semana Acadêmica da Comunicação. A jornalista trouxe à tona um pouco de sua experiência até chegar a criação do Mídias Ninja no Rio Grande do Norte, do qual ela é uma das idealizadoras.

Em sua fala, Eloisa explicou que com o passar dos anos houve uma transformação no acesso e compartilhamento do conhecimento e informação, tendo em vista não apenas o advento das novas tecnologias, mas também das mídias com as quais as pessoas passaram a se comunicar. Idosos aprendem com crianças como ficar por dentro da tecnologia e, desta forma, como estar mais próximos da informação de modo ágil e imediato.

DSC_9514

A jornalista explicou como se fundamenta o Mídia Ninja em sua estrutura e constituição, explicando que este é um meio que dá voz aos movimentos estudantis, sindicais, sociais, de trabalhadores, de causas ambientais e de direito à cidade, dos trabalhadores e em defesa da democracia. “O Mídia Ninja trabalha por uma mídia livre e pela pluralidade de informações na sociedade. O coletivo no RN é formado por estudantes e professores de jornalismo, membros de movimentos sociais, ativistas e lideranças de partidos de esquerda”, esclarece.

Quando questionada quanto à forma como produzem seu conteúdo, ela explica que o cronograma criado para as publicações no Mídia Ninja RN parte da identificação com o consumo de informação nos horários das pessoas que residem naquele Estado, tendo em vista os hábitos de cada localidade. Sendo assim, as principais publicações são realizadas no horário em que as pessoas estão se deslocando para o estudo que, segundo dados da própria página, é quando acontecem os maiores picos de acesso. “No Rio Grande do Norte as pessoas dormem cedo e acordam cedo, por isso não vale  a pena publicar conteúdo de madrugada, por exemplo. Preferimos publicar em horários em que as pessoas estão se deslocando”, frisa.

Eloisa trouxe também alguns exemplos de posts da página, relatando sobre fatos que tiveram muita audiência, mostrando como realmente é a produção do Mídia Ninja e o quanto os envolvidos precisam se dedicar para isso. “O Mídia Ninja é nossa produção extra. Todos temos outros trabalhos e atuamos nas coberturas no nosso ‘terceiro turno’, por isso, contamos muito com a parceria de pessoas que se identificam com a linha editorial da página como movimentos estudantis e sindicais, os quais nos enviam informações para publicação”, explica.

A programação da Semana Acadêmica da Comunicação continua na noite de hoje com o Workshop de criação de marcas e portfólios, com o Tiago Oliveira e Gustavo Hansel, na sala COM 4, prédio da Comunicação. E uma mesa redonda sobre jornalismo esportivo no interior com Maria Angélica, Thomás Silvestre e Alex Frantz, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí, ambas com início às 19h30.

Abaixo está a lista de materiais sugeridos para quem for participar da oficina:

Materiais-Workshop

Confira ainda o vídeo produzido pelos alunos de Produção de Vídeo l:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s