Cacon realiza Campanha de Doação de Medula Óssea em Ijuí

19884223_731563877031161_713004196809999885_n

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia – Cacon HCI, juntamente com o Serviço de Hemoterapia e Hospital de Caridade de Ijuí está realizando uma Campanha de Doação de Medula Óssea no município de Ijuí. O slogan da campanha é Doe vida EM VIDA, Seja um doador de medula óssea e tem por objetivo captar novos doadores para o banco nacional.

A coleta irá acontecer no dia 12 de agosto, das 8h às 15h, no auditório do HCI e é feita de forma simples. Basta os interessados em participar comparecer ao local, onde será coletado 6ml de sangue por punção venosa. Essa amostra será enviada para um laboratório em Porto Alegre e o resultado armazenado no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea. Para ser doador, basta estar portando um documento oficial com foto e número do CPF e ter entre 18 e 55 anos de idade.

Em caso de compatibilidade com algum paciente precisando de transplante, o hemocentro entra em contato com o doador para confirmar o desejo de doar a medula óssea, sendo positiva, é coletada uma nova amostra de compatibilidade antes do transplante. Até o momento, não houve relato de riscos ou intercorrências em doadores de medula, além de uma leve dor na punção que é realizada na região pélvica sob efeito de anestesia.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente o encontrar é de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Encontrar um doador compatível na família, só é possível em apenas 25% das famílias brasileiras, ou seja, para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis. Quanto maior o número de pessoas cadastradas como doadoras, maiores serão as chances de uma pessoa doente ter sua vida salva.

Por isso, não perca a oportunidade de ajudar a salvar vidas. Seja um doador de medula óssea.

19989506_1266288873479667_2231257436549402368_n

Anúncios

Uma resposta em “Cacon realiza Campanha de Doação de Medula Óssea em Ijuí

  1. Muito boa essa iniciativa, podemos salvar vidas . Pena que em panambi não fazem essas campanhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s