Último livro publicado em vida por Ernest Hemingway completa 65 anos

“O Velho e o Mar”, último livro publicado em vida por Ernest Hemingway, em 1952, fala das lutas de um velho pescador com um grande peixe em alto mar. Livro que para o leitor proporciona várias emoções, e também leva a muitas interpretações. Hemingway, após o grande sucesso de “Por Quem os Sinos Dobram?”, em 1940, entrou em jejum de dez anos, que foi quebrado com o livro “Do Outro Lado do Rio, Entre as Árvores”, livro que foi muito criticado pelos especialistas.

Neste ano de 2017 celebram-se os 65 anos da publicação de “O Velho e o Mar”. Por isso vale a leitura de um grande clássico, que com toda a certeza, junto com as outras grandes obras do autor, rendeu-lhe o Nobel de Literatura de 1954. Hemingway, além de um grande escritor, atuou como jornalista. Com o espírito aventureiro e pelo dever do ofício de repórter, cobriu a Guerra Civil Espanhola para a North American Newspaper Alliance, sendo esta experiência a fagulha que resultou num dos romances mais importantes do autor, “Por Quem os Sinos Dobram?”.

o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway

Foto: Divulgação

Com uma expressão objetiva, que se pode perceber captada do texto jornalístico, Hemingway em “O Velho e o Mar” conseguiu transpor para os leitores a vida de um pescador idoso, há 85 dias sem conseguir pescar um peixe sequer. O velho Santiago — o pescador — sai mais um dia para o mar, sempre nutrindo a esperança, nesse dia ele fisga um grande peixe e trava uma batalha nas águas. Quando enfim, depois de dias de batalha, o velho consegue vencer o grande peixe e amarrá-lo ao barco, enfrenta novos desafios. Exausto, quando chega à praia, o velho vai a sua cabana e sonha com leões.

Hemingway em uma entrevista relata da criação das personagens falando que o velho é um velho, o peixe é um peixe etc. “Tentei criar um velho genuíno, um rapaz genuíno, um mar genuíno, um peixe genuíno e tubarões genuínos. Se o tiver feito bem e forem suficientemente verdadeiros, podem significar muitas coisas”, finaliza.

HEMINGWAY2

Foto: Divulgação

 

Érico Hammarström, acadêmico de Jornalismo – Agência de Notícias

barra blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s