Inscrições para concurso de checagem de notícias vão até 30 de junho

No ano passado, o Buzzfeed News fez uma análise das notícias divulgadas no período das eleições presidenciais nos Estados Unidos e descobriu que nos últimos três meses de campanha as notícias falsas tiveram mais alcance do que as principais matérias de 20 grandes fontes de notícia, como o The New York Times e o The Washington Post. Isso evidencia um problema enfrentado por muitas fontes de informação e já fez com que grandes empresas como o Facebook e o Google tomassem medidas para evitar a circulação de boatos.

Pensando nisso, o International Center for Journalist (ICFJ) lançou o concurso “TruthBuzz: The Viral Fact-Checking Contest”, um desafio para jornalistas, ou não, pensarem em maneiras de tornar as checagens de notícias e fatos em histórias atrativas e interessantes. Para tanto, os candidatos devem aplicar as técnicas inovadoras em uma notícia falsa, trazendo as fontes e um exemplo de publicação em página social que mencione o projeto.

123

As propostas serão analisadas com base na originalidade e na capacidade de auxiliar as pessoas a diferenciarem notícias falsas de verdadeiras. Além disso, os inscritos podem ser falantes de todas as línguas e seus projetos podem ser em qualquer formato digital. O primeiro colocado ganhará US$ 10.000 em dinheiro e, ao final do concurso, o ICFJ criará um site onde disponibilizará as estratégias enviadas pelo inscritos de forma que outros interessados possam utilizar dessas ideias.

As inscrições vão até 30 de junho e podem ser feitas pelo site.

 

Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo da Unijuí – Agência de Notícias.

barra blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s