Como a nova série da Netflix vem ajudando pessoas

Baseado no livro Thirteen Reasons Why do autor Jay Asher, a série produzida pela Netflix estreou no dia 31 de março e se tornou um fenômeno entre os jovens. O enredo principal gira em torno dos treze porquês que levaram Hannah Baker (Katheriine Langford) a se suicidar.

16195286_859398437496079_2963832611971480462_n-768x438

Usando um gravador de fitas, Hannah explica cada momento de sua vida que a levou a tomar essa decisão. A jovem deixa cópias com alguém de sua confiança, Tony (Christian Navarro), junto de uma carta ditando algumas regras. Cada uma das pessoas ligadas aos motivos deve ouvir as fitas e passar adiante, para que todos os envolvidos saibam os motivos, caso contrário, as fitas seriam expostas.

A série mostra como pequenas e grandes ações que temos com alguém podem o afetar. E como isso pode passar despercebido e que nunca sabemos o que se passa com as pessoas ao nosso redor, por isso devemos ser gentis com todos.

São abordados temas presentes na vida dos adolescentes como cyberbullying, abuso sexual, excesso de álcool, preocupações com o futuro, festas, drogas e machismo. Desde o lançamento, o CVV (Centro de Valorização da Vida), que é uma associação de apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil afirmou que a procura por ajuda aumentou em mais de 100%, e 25 mensagens mencionaram a série.

Por mais que o tema suicídio seja um tabu, o livro e a série vêm ajudando diversas pessoas e salvando vidas, fazendo muitos mudar de opinião sobre doenças mentais como a ansiedade e depressão, destacando que existe tratamento e o olhar para essas questões precisa ser sério.

 

Por Isabelle Luft, acadêmica de Jornalismo da Unijuí – Agência de Notícias

barra blog

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s