A comunicação política e as estratégias de marketing governamental são fundamentais para o êxito de qualquer governo na conquista da opinião pública, bem como mecanismo de marketing nas democracias contemporâneas. A publicidade e a propaganda política necessitam, assim como em outras formas de comunicação, de impacto para serem percebidas, até por conta do excesso de informações visuais existentes.
A professora Márcia Almeida, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação – DACEC, afirma que o trabalho precisa ser realizado em conjunto, pensado de forma que as peças fiquem de acordo com o posicionamento do candidato. “Atuei em uma campanha política para a prefeitura de Maringá-PR e o trabalho da equipe era elaborar a imagem de toda a campanha, unificando em todas as peças criadas o posicionamento do candidato. Além disso, prestamos assessoria de comunicação para os vereadores da coligação. Também realizamos o acompanhamento diário da campanha, no que tange os números de pesquisas, as estratégias de marketing dos outros candidatos e o monitoramento dos meios de comunicação.”
A função de um publicitário, portanto, é materializar na campanha as ideias e o posicionamento do candidato. Deve ser ético, profissional, criativo, apaixonado pela área e muito curioso. Em específico para uma campanha política, geralmente a atuação exige dedicação exclusiva, capacidade e conhecimento para tomar decisões rápidas e muito profissionalismo para realizar um trabalho transparente e com credibilidade.