Assessoria de Comunicação Política: o papel do jornalista

Os legisladores, as pessoas que ocupam cargos políticos em geral, estão na linha de frente das decisões políticas, formulam ou sancionam leis, definem o destino dos recursos da cidade, do Estado e do país, precisando prestar contas não só aos eleitores, mas a toda a sociedade, pois é para ela que trabalham e dedicam seus mandatos. Esse diálogo com a população é delicado e importante e, por isso, é necessária a orientação de um profissional qualificado: o assessor de imprensa.

Assessoria de Comunicação Política

A professora de jornalismo Lara Nasi, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação – DACEC, salienta que “o assessor precisa conhecer o trabalho do político em detalhes, sendo assim capaz de explica-lo de maneira clara e objetiva, em linguagem adequada para os meios de comunicação”. No entanto, não é apenas pelos meios de comunicação oficiais que é possível a comunicação.

Canais de comunicação interna com os eleitores, como jornais, fôlder, envio de newsletter com notícias por e-mail e uso de mídias sociais, como Twitter, Facebook e até Instagram, hoje são ferramentas fundamentais. “Assim é possível à comunidade acompanhar o que o político está fazendo”, frisa.

Lara diz ainda que, quando o assessor também participa da gestão, são potencializados os resultados da comunicação. “Não se pode esquecer que é também o assessor que gerencia as eventuais crises quando estas acontecem. Logo, é importante que sua opinião seja ouvida, pois ele tem capacidade para melhor avaliar o impacto das decisões políticas pela opinião pública”, salienta.

Uma dica da professora para quem deseja atuar nessa área é que acompanhe atentamente os noticiários de política da cidade, município, Estado e mesmo do país. Só é possível transitar nessa área conhecendo a processualidade da política.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s