Descongele suas ideias: música e literatura no campus

Música e literatura formam um par perfeito e combinam com a arte personalizada das quatro geladeirotecas do Projeto Descongele suas Ideias, da Unijuí. Nesta quinta, 1º de dezembro, às 16h30, no campus Ijuí, uma roda de leitura ao som do violão do músico e egresso de Jornalismo da Unijuí, João Pedro Van Der Sand, marca o lançamento oficial do Projeto Descongele suas Ideias, cujo primeiro passo foi dado no dia 16 de novembro com a grafitagem das quatro geladeirotecas, por Pedro Silva, de Passo Fundo. A comunidade ofereceu o seu apoio e agora as geladeiras estão recheadas com livros que vão ser disponibilizados ao público nesta quinta, durante a atividade interativa.  O lançamento ocorre na parada de ônibus em frente à Biblioteca Mário Osório Marques, onde está localizada uma das geladeirotecas e todos podem prestigiar.

descongele-suas-ideias

Descongele suas Ideias.

Leia e devolva é a ação principal do projeto que visa estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da Universidade. Quatro geladeiras foram grafitadas tematicamente, fazendo referência ao mundo da literatura e às tecnologias, às mulheres, à infância e à família. Elas formam junto com os primeiros 200 livros recebidos como doação o acervo do projeto coordenado pelo NEIDH – Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em Direitos Humanos – com o apoio da Unijuí.

ler-e-uma-experiencia-pessoal

Ler é uma experiência pessoal.

Desde o momento em que as geladeiras foram instaladas no campus observa-se que os visitantes e usuários do espaço se aproximam delas com curiosidade. A partir desta quinta você que está no campus poderá saborear páginas e mais páginas de literatura e de outros campos do conhecimento. Cada livro recebeu um carimbo do NEIDH e pode ser lido durante o período em que o usuário estiver pelo campus. Depois, deve ser devolvido à geladeira. Porém, se considerar indispensável naquele momento, pode retirar o exemplar e devolvê-lo num prazo de uma semana. Para retirar o livro, basta assinar a lista que está dentro do congelador junto de uma caneta. Leia e devolva, esta é a garantia de continuidade de um projeto criado para todos.

livros-mais-luz-para-suas-ideias

Livros mais luz para as suas ideias.

“Acreditamos que o projeto possa estimular também o senso de cidadania, com a utilização do espaço coletivo e dos bens de uso comum – que neste caso – são as geladeiras com livro, além do gosto pela leitura e pela arte. A aposta é de que cada um possa fazer uma parte no sentido de preservar e ampliar o acervo”, salienta Vera Raddatz, uma das coordenadoras do projeto. A professora espera que o projeto tenha a adesão e o apoio da comunidade de Ijuí e região que aos finais de semana frequentam o campus da Unijuí com suas famílias.

Toda a comunidade pode contribuir também com o projeto doando livros. As doações de livros de literaturas e outros campos ( menos didáticos) podem ser encaminhadas à secretaria do Mestrado em Direitos Humanos, campus Ijuí.

Participe e Descongele suas ideias!

quem-le-olha-o-mundo-de-outro-jeito%2c-do-seu-jeito

Quem lê olha o mundo de outro jeito, do seu jeito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s