Projeto estimula a leitura e a sensibilidade no campus

grafite-por-pedro

O Projeto Descongele suas Ideias será lançado quarta-feira, dia 16/11, no campus Ijuí, com o intuito de estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da Universidade. Caracteriza-se pela implantação de geladeiras com livros em espaços públicos do campus da Unijuí. A ideia, já desenvolvida em outras cidades brasileiras, foi trazida para a universidade pela mestranda em Direitos Humanos Juliana Oliveira Santos e o projeto está adscrito ao Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, junto ao Programa de Pós- Graduação em Direito – Mestrado em Direitos Humanos e conta com o apoio da Unijuí.

O acervo público constitui-se de livros literários – inclusive infantis – e de diversas ciências e áreas como filosofia, sociologia, psicologia, educação, biologia, etc, exceto os livros didáticos. Quem circular pelo campus pode ler enquanto estiver próximo a um dos locais das geladeiras e depois devolver o livro à geladeiroteca. Se quiser continuar a leitura, pode retirá-lo e devolvê-lo no prazo de uma semana, mediante a assinatura de uma lista que está no congelador. A aposta é na responsabilidade e zelo de cada um.

A iniciativa fundamenta-se em quatro eixos: Gosto pela Leitura, Educação e Ser Humano, Sustentabilidade e Sensibilização para a Arte. O ato de lançamento do Projeto se dará de modo interativo com o público, que pode acompanhar a grafitagem das geladeiras no campus, quarta-feira, a partir das 14 h na parada de ônibus em frente ao prédio da biblioteca. O trabalho artístico será executado por Pedro Benjamin Ferreira da Silva – O Chimia – de Passo Fundo que trabalha com este tipo de arte há dois anos e executou trabalhos recentemente em Aracaju. O grafiteiro vai trabalhar quarta e quinta nesta arte e participa no dia 17, quinta, das 16h às 17h, da terceira edição do NEIDH Café & Conversa, no bistrô Gasteiz Vitoria, do hall do prédio da biblioteca campus Ijuí.

O Projeto é coordenado pelos Professores Maiquel Wermuth e Vera Raddatz e Mestranda Juliana Santos.

Toda a comunidade pode contribuir com o projeto doando livros. As doações podem ser encaminhadas à Secretaria do Mestrado em Direitos Humanos, campus Ijuí. Participe e Descongele suas ideias!

Texto – Vera Raddatz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s