Principais Dúvidas – Festicom 2016

programação geral ARRUMADA 12 CERTO

O Festicom está chegando, então fique ligado no prazo das inscrições que encerram no dia 05 de setembro. As inscrições podem ser feitas no Portal da Unijuí, mas atenção, os trabalhos, bem como as fichas de inscrição e o comprovante de pagamento, devem ser entregues na Usina de Ideias.

Sabemos que são muitas as dúvidas que surgiram. Por isso, selecionamos algumas delas e respondemos para você.

Confira:

– Quais os dias do evento?

19 a 23 de setembro, no Salão Azul, Prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, do campus Ijuí.

 

– Como faço para me inscrever?

Para se inscrever o aluno deve entrar no Portal da Unijuí. No item inscrições, os alunos deverão selecionar se pretendem fazer a inscrição de três trabalhos, realizando o pagamento de R$ 20,00 ou se farão a inscrição de quatro ou mais, sendo somado o valor de R$ 5,00 por trabalho acrescentado.

Lembrete: Os três primeiros trabalhos você ganha no ato da inscrição. Só paga valor adicional a partir do quarto trabalho.

 – Onde realizo o pagamento do boleto?

O pagamento do boleto deve ser realizado nos caixas da Unijuí, de qualquer campus.

 – Preciso passar o cartão no momento da entrada e também na saída?

Sim. É importante que o acadêmico passe o “cartão do aluno” no momento em que chegar ao evento e no momento em que sair. É por meio desse sistema que serão gerados os certificados de horas, bem como as presenças em sala no horário das disciplinas correspondentes aos dias do evento.

 – Como faço para receber os certificados?

O certificado de horas será gerado pela Secretaria dos Cursos e os alunos serão avisados por e-mail quando estes estiverem disponíveis. Já os certificados dos ganhadores serão enviados para os e-mails que constam nas fichas de inscrição entregues junto com os trabalhos.

 – Posso realizar a inscrição do trabalho e depois efetuar o pagamento?

Não. É obrigatório que o comprovante de pagamento seja entregue junto com o material que irá concorrer. No caso de estudantes de outras universidades, o comprovante deve ser enviado junto com o trabalho pelo e-mail usina@unijui.edu.br.

 – Até quantos trabalhos posso inscrever em cada categoria?

São permitidos inscrever até três trabalhos por categoria. No entanto, o mesmo trabalho não poderá ser inscrito em duas categorias diferentes.

 – Sou egresso, posso concorrer?

À exceção dos recém-formados, que possuem trabalhos produzidos entre o primeiro semestre de 2015 e agosto de 2016, só poderão se inscrever alunos devidamente matriculados nas habilitações referentes às categorias.

 – Trabalhos de que anos podem ser inscritos?

Os trabalhos que podem concorrer na Mostra Competitiva devem ter sido produzidos entre o primeiro semestre de 2015 e agosto de 2016.

Lembrete: Os trabalhos inscritos não podem ter sido vencedores em edições anteriores do Festicom.

 – Tenho que entregar uma ficha de inscrição para cada trabalho?

Sim. Cada trabalho deve conter uma ficha de inscrição com todas as informações preenchidas e assinadas pelo professor responsável pela disciplina em que o trabalho foi produzido.

 – Onde consigo acessar a Ficha de Inscrição?

A ficha de inscrição está disponível no Blog da Usina.

 – Posso entregar os trabalhos e as fichas de inscrição e pedir para o professor assinar no local?

Não. Porém é possível que o professor envie um e-mail atestando a natureza acadêmica do material para usina@unijui.edu.br. É importante que no e-mail conste o nome do trabalho e do autor que realizará a inscrição.

 – Onde e como eu devo entregar meus trabalhos para concorrer?

O trabalho deve ser entregue em pendrive na Usina de Ideias. Mas atenção, o pendrive não ficará na Usina. O trabalho será passado para as pastas específicas da categoria inscrita.

 – Preciso editar os trabalhos de áudio e vídeo para que não conste o nome dos integrantes?

Não. É pedido que apenas nos trabalhos de texto e fotos (quando constar) as assinaturas sejam retiradas.

Lembrete: Os arquivos de texto e foto devem ser entregues no formato PDF.

 – Quem recebe premiação?

O troféu é entregue apenas para o primeiro lugar de cada categoria. Ele é entregue para o acadêmico que realizou a inscrição do trabalho no evento.

 – Quem realiza a avaliação dos trabalhos inscritos?

O júri de cada categoria é composto por jurados profissionais de cada área: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, convidados pela comissão organizadora do Festicom.

 – Quais são os critérios de avaliação?

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  1. Adequação do trabalho em relação à modalidade em que foi inscrito
  2. A criatividade e inovação do trabalho
  3. A viabilidade e aplicabilidade do trabalho
  4. A qualidade (ética/técnica/estética) do trabalho

Lembrete: Os trabalhos de cada categoria serão determinados pelo júri, respeitando uma pontuação de 0 (zero) a 10 (dez). As categorias que não obtiverem trabalhos com nota acima de 6 (seis) não terá ganhadores.

 – Quais as categorias em que posso me inscrever?

I – Jornalismo (para alunos de Jornalismo)

  1. Produção em áudio (programa de rádio, boletim, reportagem, etc.);
  2. Produção em vídeo (telejornal, matéria, documentário, etc.);
  3. Produção em foto (foto documental, foto-reportagem, etc.);
  4. Produção em texto (notícia, reportagem, jornal-laboratório, etc.);
  5. Produção multimídia (site, blog, ação de comunicação/jornalismo, exposição, etc.).

 

II – Publicidade e Propaganda (para alunos de Publicidade e Propaganda)

  1. Campanha publicitária;
  2. Áudio publicitário (jingle, spot, etc.);
  3. Vídeo publicitário (comercial, programete, etc.);
  4. Fotografia publicitária;
  5. Publicidade gráfica (anúncio, cartaz, outdoor, folder, etc.);
  6. Publicidade em meios digitais (facebook, hotsites, etc.);
  7. Publicidade em meios alternativos (criação para banheiros, elevadores, ações, etc.).

 

III – Relações Públicas (para alunos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional)

  1. Planejamento e organização de evento (avulso);
  2. Projeto de assessoria de comunicação – empresarial, governamental ou terceiro setor (avulso);
  3. Veículo de comunicação interna e/ou externa impresso ou digital (boletim, jornal mural, newsletter, etc.);
  4. Produção em vídeo (avulso);
  5. Fotografia institucional (produto, arquivo, campanha, evento, etc.).

 

IV – Produção Transdisciplinar em Comunicação (para alunos de qualquer habilitação na área de Comunicação)

  1. Comunicação digital (blog, site, portal, fotolog, fanpage, etc.);
  2. Produção de Imagem (fotografia artística ou documental, charge, caricatura, ilustração, etc.);
  3. Comunicação experimental em vídeo (documentário, videoclipe, etc.);
  4. Comunicação experimental em áudio (radionovela, programete, vinheta, etc.);
  5. Minha primeira produção* (avulso);
  6. Artigo;
  7. Texto livre (crônica, artigo de opinião, produção criativa, etc.);
  8. Plano de Comunicação.

 

*A categoria ‘Minha primeira produção’ é exclusivamente destinada aos alunos que ingressaram no curso de Comunicação Social em 2016, sendo excluídos os estudantes que trancaram a faculdade e retornaram nesse ano. A categoria compreende os trabalhos produzidos no primeiro e segundo semestre do curso, nos componentes curriculares comuns para todas as habilitações.

 Observação I: Não deixe de ler o regulamento. Caso o trabalho não atenda as exigências previstas, será desclassificado.

Observação II: Cada aluno é responsável pela conferência do trabalho dos trabalhos antes da entrega. Trabalhos com qualquer tipo de falha serão automaticamente desclassificados. A organização do evento não se responsabiliza em avisar sobre possíveis falhas.

 

Mais dúvidas ou informações pelo e-mail: usina@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332.0200 Ramal 3110.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s