Cinema e a publicidade: o casamento que deu certo

logo

Não é novidade que o cinema move um mercado bilionário. Criado pelos Irmãos Lumière, no fim do século XIX, foi só em 1895, em Paris, que foi realizada a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, afinal os rolos de película tinham 15 metros de comprimento. No Brasil, a primeira exibição de cinema aconteceu em 1896 no Rio de Janeiro.

De lá para cá, não é nem preciso citar Holywood, Oscar e a enorme fama que alguns filmes ganharam. O que mudou também desde o início foi que a tela passou a ser usada para a exibição de publicidade. Em filmes como Eu Robô, Transformes, Minority Report, Náufrago e O diabo veste Prada, não é preciso pensar muito para recordar de cenas onde uma marca foi a verdadeira protagonista.

naufrago-melhor-1

Filme Náufrago / Bola Wilson

Em “Eu Robô”, por exemplo, o uso do marketing indireto é notável. Marcas como Converce, JVC e Audi aparecem em vários momentos no filme. A Audi, inclusive, idealizou um protótipo somente para as gravações. A exibição da marca nas telas de todo o mundo fez valer o investimento. No caso de “Náufrago”, a presença da publicidade é ainda maior. Quem já assistiu ao filme, com certeza lembra-se da bola Wilson que dá as caras em boa parte do filme, assim como a marca americana Fedex. Já em “Minority Report”, a publicidade com reconhecimento fácil, sugere exatamente o que o consumido costuma comprar, ou seja, é baseada nos seus hábitos de consumo.

Assim, as novas técnicas publicitárias em conjunto com as novas tecnologias, permitem que, cada vez mais, as marcas estejam presentes no cinema e que impactam e influenciam a população, desde uma simples lembrança da marca, ou no desejo por algum produto.

 

Por: Larissa Berwannger – acadêmica de Jornalismo

eu-robo

Filme “Eu Robô” – Carro feito apenas para as gravações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s