Roube como um artista: um manifesto de criatividade

logo

O que é criatividade? Todo mundo pode ser criativo? Austin Kleon, autor do livro Roube como um Artista, tem as respostas para estas e outras questões relacionadas ao assunto. A criatividade é um tema que atrai muitas pessoas, e é por meio de ideias criativas que o mundo evolui e se mantém em movimento. Porém, é importante lembrar que ser criativo não é apenas um privilégio para as mentes brilhantes. A criatividade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, basta pensar “fora da caixa”.

Roube como um artista é baseado em uma palestra realizada pelo autor, em uma Universidade do Estado de Nova York. Em pouco tempo, essa palestra viralizou na internet e foi a partir daí que surgiu a publicação do livro. Ele é um manifesto, cheio de ilustrações sobre como desenvolver a criatividade na era digital, por meio de dez dicas.

roube

O conceito de “roubar”, como sugere o título, significa que para ser criativo, é necessário abastecer a nossa imaginação através de referências que inspirem e falem com a alma. Nada é original, e nem vem do nada, é importante abraçar a influência ao invés de fugir dela.

Um das dicas do livro é fazer um “arquivo de furtos”, roubar qualquer coisa que possa alimentar a imaginação e estimular á criação, através de filmes, músicas, livros, fotografias, pinturas, viagens, ou seja, o importante é colecionar boas ideias e ser curioso em relação ao mundo em que vive. Observar, questionar, e se necessário, usar o google.

Kleon, por meio do livro, dá uma “injeção” de entusiasmo e disposição para deixar a vida das pessoas mais produtiva. Ensina o quanto é importante fazer um bom trabalho e compartilhá-lo com as outras pessoas. “Não se preocupe com as pessoas roubando suas ideias. Se elas são boas, você tem que empurrá-las goela abaixo” (Howard Aiken).

Super recomendo este livro!

Dica: Larissa Berwanger – acadêmica de Jornalismo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s