Memórias de John Lennon

logo

A dica cultural de hoje é para os apaixonados por história da música e fãs de John Lennon. O jornalista Hunter Davies foi atrás de quase 300 cartas e cartões postais enviados a fãs, amigos e parentes de John Lennon, um dos maiores compositores e cantores que o mundo já teve. O livro “As cartas de John Lennon”, da editora Planeta, escrito por Hunter Davies é uma junção de cartas perdidas de Lennon, as quais desvendam a vida de um dos ícones da música.

O livro traz diversas anotações do cantor desde a infância como quando escrevia a sua tia Harris agradecendo pelos presentes de natais que ela lhe enviava. As cartas revelam pensamentos e diálogos do artista com vários amigos, familiares e conhecidos. O cantor era o mais sincero possível, mostrava sua face por trás da fama. Apaixonado pela escrita, John não se intimidava quando escrevia.

Livro-As-Cartas-de-John-Lennon

Uma das tantas cartas de destaque no livro é a carta a Stuart Sutcliffe em 1961, encontrada na biblioteca Britânica. Nela, John expressa suas emoções e temores diante da vida naquele momento. “Não me lembro de nada sem uma tristeza tão profunda, que mal se torna percebida por mim”, revela um trecho da carta. Por algum motivo essa carta nunca foi enviada, ficou guardada e não chegou até Stuart.

Ao longo dos capítulos, Davies conta a história das cartas, como em qual momento da vida de John elas foram escritas, o conteúdo e o contexto de cada uma delas, além de revelar seus respectivos destinatários. Algumas cartas são bem-humoradas, outras agressivas, outras já possuem um caráter informativo.

Como fã de música e do próprio John Lennon, recomendo o livro. Ele nos permite viajar pela vida do cantor, desvendando alguns momentos importantes de sua história, revelando suas preocupações mais íntimas, medos e anseios sobre a vida.

Boa leitura a todos.

 

Dica: João Guilherme Gomes – acadêmico de Jornalismo da UNIJUÍ

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s