Jornalismo rural: uma área que precisa ser cultivada

A existência do jornalismo especializado tem possibilitado a capacitação de profissionais cada vez mais preparados, que possuem saberes específicos sobre determinados assuntos, o que colabora para a transmissão de conteúdos mais informativos. Na maior parte das vezes, os jornalistas escolhem se especializar em áreas como a econômica, a política, a esportiva e a cultural. Mas há uma área de grande importância em nosso país que não recebe a mesma preferência: o jornalismo rural.

Euuu...10350

Segundo o professor do curso de Comunicação Social da Unijuí Celestino Perin, o agrojornalismo é uma especialização ampla, que envolve várias áreas de pesquisa e atuação. “O jornalismo rural está relacionado com diferentes áreas, como com a condição de produção, com a assessoria em empresas e cooperativas, com o ambiente social e cultural do meio rural, e com as relações mais gerais, como a saúde no campo. O jornalista precisa enxergar o meio rural como um conjunto de convivência no ecossistema”, explica.P120616_13.10-1.jpg

Além da necessidade da abordagem dos problemas e dificuldades no campo, o jornalista tem o poder de mostrar as possibilidades de inovação no campo, afirma o professor. Segundo ele, “é necessário que o Brasil mude sua forma de cultivo de alimentos, e que adote medidas mais saudáveis, como os alimentos orgânicos, e sustentáveis, como é o caso de plantações no deserto do Saara. Transformaram áreas improdutivas em plantações de alta qualidade. O Brasil precisa inovar e o jornalismo pode contribuir com isso”.

S

Mesmo no Rio Grande do Sul, onde predomina a agricultura e a pecuária, o número de jornalistas especializados é pequeno. Apesar de termos uma economia de grande dependência agrícola, o assunto não recebe prioridade. “O jornalista rural tem um papel muito importante na sociedade. O mercado está carente desse profissional especializado. Falta, principalmente, a busca pelas experiências do dia de quem trabalha no campo. Os agricultores têm conhecimentos fantásticos, mas ninguém pergunta algo para eles”, esclarece Celestino.

S

O profissional de comunicação tem o poder de colaborar para o desenvolvimento. Uma das áreas mais importantes da nossa sociedade está sendo deixada de lado. É preciso disponibilizar para toda a população a realidade sobre o meio rural, e investir nesta área pode render bons frutos.

Texto: Juliana Andretta – acadêmica de Jornalismo da UNIJUÍ

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s