Registros da Sétima Arte

logo

A dica cultural de hoje vai para os apaixonados por cinema. O escritor e poeta Paulo Prado Machado, fundador da academia Santo-angelense de Letras, reúne no livro 100 anos de cinema em Santo Ângelo toda a história das nove salas de cinemas da cidade durante esse período, envolvendo o leitor numa viagem no túnel do tempo.

O escritor traz no livro relatos sobre a visão, a linguagem e a influência do cinema nas comunidades por ele contempladas. Relaciona a história do cinema no mundo com o surgimento dele nas Missões. Além de reportagens, imagens com pessoas que fizeram parte dessa história, os diversos cinemas que a cidade já teve, suas localizações e ainda um acervo histórico.

Uma das muitas histórias que chama a atenção no livro é da época do cinema nascente. Os filmes vinham em rolos enormes, pesados, em bitola de 35 mm, e eram mudos. Altamente perigosos para a combustão, requeriam muito cuidado, queimavam como gasolina. A partir da primeira década do século XX, surgem os tais “ambulantes”, os quais passaram a carregar o cinema por toda a cidade.

Cinema Santo Ângelo

“Ao findarmos este livro podemos elencar algumas conclusões a respeito do cinema em nossa cidade, seu objetivo principal! Primeiro, foi sem dúvida, e não querendo menosprezar outros municípios próximos, a cidade onde o cinema teve profundos vínculos e forte envolvimento, tecendo uma rica história com seu povo. Tivemos a grata satisfação de descobrir uma cidade antiga onde o cinema teve a sua importância de cultura e agregador social. Foi, desde o início do século XX, veículo formador de opinião dos mais requisitados, marcando gerações de santo-angelenses e missioneiros” explica o autor.

O livro é um verdadeiro museu de histórias dos cinemas de Santo Ângelo, imagens, trajetória de como o cinema se modificou ao longo dos anos, trazendo a magia, a cultura e o entretenimento que só a Sétima Arte foi, e é, capaz de oferecer.

Uma boa leitura a todos.

Dica: João Guilherme Gomes – acadêmico de Jornalismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s