Motivos para fazer um estágio

logo

Logo que entram na universidade, muitos jovens desejam ingressar no mercado de trabalho, no entanto o mercado exige pessoas com experiência. Por isso, para os universitários que estão em busca de oportunidade a dica é procurar estágios. Um bom período para iniciar um estágio é logo no primeiro ano do curso, pois assim é possível iniciar a construção de uma carreira de sucesso desde cedo.

Em geral, estágios são temporários e a remuneração é menor. Mas, se o trabalho for bem executado, há grandes chances de contratação. A área da Comunicação Social é a terceira que mais disponibiliza vagas de estágio no Brasil, atrás apenas da Administração e do Direito, segundo uma pesquisa realizada pela ABRES. Mas quais os benefícios de se fazer estágio?

Confira 7 argumentos que vão te convencer:

1°- Colocar em prática a teoria obtida no meio acadêmico: muitas vezes, é difícil conseguir captar e compreender todo o conteúdo teórico visto em aula. Temos mais facilidade para aprender quando aplicamos a teoria na prática.

2°- Descobrir se esta é a profissão que realmente deseja seguir: sentindo na prática a realidade da profissão, é possível saber se isso é o desejado, se é a rotina que vai querer seguir, se é a oportunidade de realizar um sonho, de se fazer o que gosta.

3°- Possibilidade de conhecer todas as áreas da carreira: no estágio, é possível ter noção de qual atividade é desenvolvida por cada profissional da comunicação: o que faz um editor, um repórter, um fotógrafo, um assessor de imprensa, etc.

4°- Aprimorar e desenvolver novas habilidades: normalmente os estudantes possuem preferência e afinidade com alguma atividade da comunicação: escrita, fotografia, fala ou edição. O estágio permite aprimorar estas características e ajuda a desenvolver outras, já que, para os comunicadores, quanto mais habilidades, melhor.

5°- Conhecer novas pessoas: todo comunicador precisa construir sua rede de contatos, que poderão lhe auxiliar em sua carreira, lhe dando conselhos, dicas, e até mesmo uma oportunidade de emprego.

6°- Afirmar ou modificar sua visão profissional: a maioria dos jovens que escolhem a comunicação social como profissão pela vontade de transformar o mundo, o desejo de denunciar os problemas da sociedade ou mesmo pela vontade de fazer a diferença. Isso pode ser confirmado, aprimorado ou substituído com a experiência adquirida por meio da vivência de um estágio.

7°- Traçar planos de carreira: quer trabalhar no exterior? Ou, talvez, abrir seu próprio negócio? Deseja trabalhar em qual meio de comunicação? Perguntas difíceis, mas que um estágio pode ajudar a responder, conhecendo a realidade da profissão.

“A experiência do estágio foi ótima, mudou realmente minha visão e comportamento enquanto estudante da área de jornalismo.  O estágio serviu como uma aprendizagem a mais, complementando e agregando valor ao que aprendia na universidade. Acredito que quando se tem uma experiência como essa, ficamos mais bem preparados para o mercado”, explica Fabiane Madril, estudante de Jornalismo da UNIJUÍ, e que estagiou de 2014 a 2015, na empresa Colabore Comunicação e Marketing, de Santa Rosa.

foto fabi

Faça como a Fabiane e procure experiência. Deixe seu currículo nas empresas e no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da sua cidade e fique de olho nos sites de divulgação de vagas de estágio. A sua oportunidade pode estar mais perto do que imagina.

Por: Juliana Andretta – acadêmica de Jornalismo da UNIJUÍ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s