Alunos de Radiojornalismo iniciam produção do Comunicação Social Clube

Os alunos de Radiojornalismo I do Curso de Jornalismo da UNIJUÍ, iniciaram no mês de abril a produção do programa Comunicação Social Clube, da Rádio Unijuí FM. Os estudantes, sob orientação da professora Vera Raddatz, produzem e apresentam o programa para exercitar a prática radiofônica durante as aulas.

O primeiro programa realizado pela turma foi ao ar no dia 3 de abril e teve como tema a criatividade. O CSC, como é chamado pelos alunos, possui músicas e informação, unindo a teoria estuda ao longo das aulas à prática da realidade profissional. A estudante Laura Pimentel fala sobre o programa: “Eu estou gostando muito, pois no início do curso não sentia muita atração pelo rádio, mas agora, com essas aulas bem interativas, já estou bem mais segura e começo a pensar na possibilidade de trabalhar em rádio”.

O estudante Vinicius Zimmermann explica como é realizado o programa: “A realização desse programa é feita da seguinte forma: a gente faz uma reunião de pauta, juntamente com a professora, para escolhermos o assunto do programa. Distribuímos as funções: âncora do programa, um responsável pela escolha das músicas e os outros serão repórteres, contribuindo em um conjunto para a realização da pauta”.

O programa surgiu em 2001, para as três habilitações, do Curso de Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Hoje, segundo a professora Vera, o programa é produzido pelas disciplinas de rádio e produção de áudio. “Caracteriza-se como um espaço de aprendizagem para a prática radiofônica, a fim de compreender o processo de produção, edição, apresentação e veiculação de um programa de rádio pela rádio educativa da Universidade”, ressalta a professora.

Vera ainda diz que os alunos têm a oportunidade de praticar e aprimorar as técnicas radiofônicas: “Os alunos desenvolvem a redação do texto radiofônico, praticam a locução, fazem a captação do material nas suas cidades de origem, interagindo com a comunidade, melhoram a dicção e o improviso, compreendem os diferentes formatos do radiojornalismo, selecionam e editam textos e sonoras, desenvolvem o senso do trabalho em equipe, fazem pesquisa musical e produzem vinhetas e radioteatros”.

O programa vai ao ar aos domingos, das 16h às 17h, na Rádio Unijuí FM 106.9 e no site http://www.radio.unijui.edu.br/.

Texto: Natan Pipper Torzeschi  – acadêmico de jornalismo da UNIJUÍ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s