“As mulheres que estão no mapa”

Março é um mês especial para as mulheres. Nele é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O dia 08/03 foi escolhido, pois nesta mesma data, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma greve com objetivo de reivindicar melhorias nas condições de trabalho.

A manifestação que solicitava redução na carga horária de 16 para 12 horas diárias, equiparação dos salários com homens e mulheres e tratamento digno, foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas na fábrica que foi incendiada. Cerca de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas. A data, no entanto, só ficou decidida como dia oficial para homenagear as mulheres de todos os países no ano de 1975 por meio de um decreto, oficializado pela Organização das Nações Unidas.

Apesar de ser muito comemorado hoje em dia, o Dia Internacional da Mulher não foi criado apenas no sentido de se realizar homenagens, mas sim com objetivo de debater o papel da mulher na sociedade atual. O esforço tem como finalidade ainda, continuar o combate à violência, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito já se avançou, mas ainda há muito que ser feito.

Em Ijuí, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) juntamente com o Curso de Mestrado em Direitos Humanos, da Unijuí, o SINTEEP/Noroeste, SINPRO/Noroeste, Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria da Mulher organizaram a Exposição “As mulheres que estão no mapa”, que acontece de 3 de março a 29 de abril.

Foto 8 de março

A Exposição pretende levantar o debate em torno da representação das mulheres no contexto das ruas de Ijuí. Consiste de fotos e de uma breve biografia das mulheres que dão nome às ruas da cidade, acompanhadas de gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento/homenagem a homens e mulheres na nominação quanto ao tamanho e importância das ruas.

Confira a programação e não deixe de participar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s