Dica Cultural: nossa nova coluna

A partir de hoje começamos uma nova coluna aqui no Blog da Usina. Trata-se da Dica Cultural, criada para trazer informações sobre música, livros, dança, quadrinhos, cinema, teatro, games, fotografia, tecnologia, culinária e muito mais. Diversidade é a palavra de ordem. O objetivo é que os textos sejam produzidos pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, trazendo sempre novidades para compartilhar com nossos leitores.

logo

Nesta primeira coluna, faremos uma integração entre dois temas: literatura e tecnologia. Durante o período em que estiverem na faculdade e mesmo depois, quando forem para o mercado de trabalho, a busca pelo conhecimento será constante e a leitura é – e sempre será – uma de suas principais aliadas nesse processo.

Muitos de vocês podem ser como eu, apaixonados pelo cheiro do livro impresso, pelo manuseio das páginas e pela presença física do material. No entanto, as tecnologias vem se efetivando como nossas aliadas, tornando os livros em artigos muito acessíveis por meio dos e-books. Na área da comunicação, a diversidade é enorme. Existem inúmeros sites, como Universia e Catraca Livre, que oferecem download gratuito de livros de autores importantes na área da Comunicação Social, muitos já traduzidos para o português.

Dito isso, a dica de hoje para o tema literatura é o livro da Raquel Recuero: Redes Sociais na Internet. O livro traz uma importante discussão sobre as questões teóricas e estruturais das redes sociais, voltando o olhar para o estudo da popularidade e reputação nestas.  O livro é um estudo inicial. Do seu lançamento para cá muita coisa evoluiu e os estudos nessa área também. No entanto, a reflexão feita pela autora é importante no sentido de entender os instrumentos para produção do conhecimento, utilizando desses meios para ampliarmos as ações de maneira global.

 

E então pessoal inspirados? Coloque suas engrenagens para funcionar, escolha um tema e envie seu texto para usina@unijui.edu.br. Se não quiser assinar, não tem problema. Pode usar um pseudônimo ou apenas suas iniciais, o importante é compartilhar conosco suas ideias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s