Os desafios da comunicação interna

Apesar da constante evolução da sociedade, ainda há dificuldades básicas enfrentadas no dia a dia que comprometem o bom andamento de uma relação, empresa ou organização. Dentre as principais delas está a dificuldade de manter uma comunicação interna clara e que dê resultados. Essa realidade enfrentada diariamente pela maioria das pessoas chamou a atenção da formanda em Relações Públicas Marjana Gasparetto Casarotto que decidiu dedicar seu projeto final da universidade em um estudo sobre “Os desafios da comunicação interna nas organizações contemporâneas”.

“Sempre ouvia, ‘na minha empresa ninguém entende o que a gente pede’ ou então ‘hoje tive problemas de comunicação na firma’. Isso me motivou a escrever sobre o assunto. Durante a pesquisa, pude notar que a comunicação interna efetiva e com resultados é ainda um dos principais problemas enfrentados pelas organizações e sentidas em seus mais diferentes setores”, conta.

Marjana

Durante o processo de produção, Marjana conta que foi organizado um cronograma pela orientadora Marcia Formentini para que o trabalho pudesse iniciar e ter a fluidez necessária. “Depois da parte teórica, primeira etapa da produção, foi realizada a pesquisa qualitativa com o Analista de Comunicação Interna da Unimed Noroeste/RS (empresa escolhida como case). Após, foram aplicados questionários com os empregados para coletar os dados da pesquisa quantitativa, para ter o feedback por parte dos funcionários da empresa. Foi preciso mergulhar fundo para compreender as demandas que o tema exerce sobre os vários aspectos que englobam a vida das organizações, das pessoas e de toda a sociedade, afinal, uma coisa é ligada a outra”, relata.

Na apresentação, o frio na barriga foi inevitável, mas com a sensação de dever cumprido, a formanda conclui a apresentação com sucesso e, além de elogios, ganhou orientações de sua banca sobre como continuar seguindo as pesquisas nesta área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s