Grandes reportagens: uma paixão de Fernanda

 

Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre os TCCs apresentados pelos nossos formandos, vamos contar a história de uma paixão por grandes reportagens. A história de Fernanda Mellitz, que escolheu como tema “Jornalismo e questões sociais: Uma análise do discurso de reportagens de Zero Hora vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo”.

Ela conta que ao conversar com sua orientadora, a professora Lara Nasi, sobre a ideia inicial que tinha para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso, surgiu um desafio: realizar a Análise do Discurso das reportagens do Zero Hora premiadas em alguma categoria do Esso.  A metodologia tem por objetivo relacionar o conteúdo que está presente na obra com a situação que criaram, pois a linguagem não é transparente.

Fernanda Mellitz

“A escolha por essa forma de análise era inicialmente algo desconhecido, mas se revelou uma enorme fonte de conhecimento e crescimento pessoal”, afirma. Fernanda analisou três reportagens: Meninos Condenados (vencedora do Prêmio Esso de 2012, categoria Prêmio Regional Sul), Os Arquivos Secretos do Coronel do DOI-Codi (vencedora do Prêmio Principal no ano de 2013) e Lições da Turma 11F (vencedora do Prêmio Esso 2014, categoria Prêmio Regional Sul).

O processo de pesquisa foi planejado tendo em vista a necessidade de cursar mais três disciplinas junto com o TCC. “No primeiro semestre de 2015 realizei as leituras e pesquisas necessárias. Antecipei-me com a produção e não encontrei dificuldades com prazos”, destaca. Fernanda afirma ainda que o nervosismo é algo normal na apresentação, mas os dias que antecederam foram os piores. “Produzi a apresentação e treinei bastante, conhecia cada vírgula do conteúdo. No momento da apresentação foi tranquilo. Minha orientadora Lara e minha banca Vera Raddatz foram incríveis. A presença delas me encheu de confiança, eu estava imensamente contente com o que havia produzido. Dessa forma realizei uma apresentação que me deixou bastante satisfeita”, conclui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s