“Por que você não faz Jornalismo?”

por onde anda2

O Por Onde Anda desta semana apresenta Araciele Ketzer, formada em Jornalismo pela Unijuí no ano passado.  Atualmente a egressa trabalha na agência de comunicação e marketing Terra Vermelha, de Ijuí. No Ensino Médio, após se destacar em vários concursos literários e receber o incentivo da professora, ela decidiu que seria jornalista. Participou do Projeto Rondon e atualmente trabalha com mídias sociais. Com vocês, Araciele Ketzer:

De tanto escrever e mostrar apreço pela palavra escrita, a professora de Português, certo dia, me perguntou: por que você não faz Jornalismo? A semente foi lançada. A partir daí, outros fatores contribuíram para esta escolha. Entre eles, a consciência do papel indispensável que o Jornalismo tem na sociedade. Um poder que influi diretamente na regulação dos diversos segmentos sociais. Um poder de contar e transformar histórias.

Além do conhecimento, da experiência e da direção profissional adquirida, acredito que algo que se destaca do meu período de universidade são as oportunidades que surgiram. A universidade abre as portas do mundo pra ti. Tira a nossa cabeça pra “fora da caixa”, transforma a nossa cultura. É uma herança que ultrapassa os limites das paredes da sala de aula. Seja a partir de lugares que tu podes visitar, seja através de pessoas, contatos que tu conheces e passa a se relacionar, seja através de projetos que tu podes participar.

rondon

Eu tive a oportunidade de participar de vários projetos de extensão e pesquisa, tanto do curso, quanto de outras áreas, como a do Direito, além de estágios, como o realizado na Agência Experimental do curso, a Usina de Ideias. Além disso, uma experiência marcante pra mim foi o Projeto Rondon. Enfim, a universidade te tira do lugar comum, te transforma, e planta a semente para os teus caminhos posteriores.

A partir do trabalho que estou realizando na Agência Terra Vermelha, despertei minha atenção para a área de mídias digitais. Por isso, atualmente, estou cursando uma especialização em Mídias Sociais Digitais no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em Santa Maria. Quero direcionar os meus estudos para esta área, incluindo aí um mestrado, onde eu possa me envolver também com práticas de educomunicação.

Contato e pesquisa: Mariana Friske

Deixe um comentário

