“Reporteando” em Porto Alegre

por onde anda2

Leila Martina Baratieri Endruweit formou-se em Jornalismo pela Unijuí no ano de 2008 e atualmente trabalha como editora-assistente na Zero Hora em Porto Alegre. Ao ingressar no mercado de trabalho, deparou-se com algumas ciladas, mas seguiu “reporteando” e hoje compartilha com o Por Onde Anda alguns detalhes da sua trajetória como jornalista.

foto Leila

Leila na cobertura da escolha do Papa, na madrugada de 13/3/13, ao lado de Luiz Antônio Araújo

A gente sai da faculdade, digamos, com um manualzão básico do que é fazer jornalismo. Porém, é só a prática que vai te ensinar várias coisas. Tem “ciladas” que só reporteando você aprende a superar.  Aprender a acompanhar audiência em tempo real, como ficar bem indexado no Google, como agir em um ataque hacker, só para citar algumas, são coisas que aprendi depois da faculdade, pois, na época, isso não era estudado.

Logo após concluir Jornalismo, antes mesmo da formatura, comecei a fazer Relações Públicas, também na Unijuí. Já aqui em Porto Alegre, fiz pós-graduação em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem, na PUCRS. Ambos os cursos me ajudaram muito na profissão de jornalista (afinal, há muitas formas de atuação em jornalismo, não necessariamente reportear ou editar).

Atualmente sou editora-assistente na Zero Hora. Estou na Central de Páginas, uma editoria responsável por produzir páginas de Variedades, Televisão, Esporte e Notícias estaduais, nacionais e internacionais para quase todos os jornais do Grupo RBS.

Cada vez mais, o jornalista tem que ser versátil. Tem que chutar a gol e ainda defender a bola. Tem que ir pra rua pronto para tuitar uma cobertura, fazer fotos, vídeos e ainda pensar na matéria do jornal impresso. Queria morar no exterior um tempo, aperfeiçoar o inglês e voltar ainda mais preparada para novos desafios. Futuramente, penso em fazer um mestrado. Também gosto de trabalhar com planejamento e gestão de crises – e investir nesta área também está no espectro.

Pesquisa e contato: Mariana Friske

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s