Oficineiros no Festicom

Além de palestras que movimentaram os cinco dias de Festicom, duas oficinas também foram realizadas. Arion Engers Moreira abordou “Criar, produzir e realizar filmes” e Jornalismo Rural foi a ênfase de Ricardo Cunha.

Oficina Arion

Foto: Fernando Goettems

Arion Moreira, egresso de Jornalismo, pautou a produção cinematográfica. Segundo ele a ideia do curso teve como foco a instrumentalização para a criação de materiais audiovisuais. “Estudamos a estrutura americana de roteiro, como se conta isso, a partir de grandes narrativas usando clássicos como exemplo e como podemos contar qualquer história que queremos a partir da imagem e som”.

Roteiro, produção, o funcionamento de uma câmera, tipo de lente e como o personagem vai alterar a história ao longo do tempo, também foram aspectos em discussão. “Essa soma de vários aspectos vai gerar um pensamento audiovisual, permitindo que se crie algo que seja estritamente audiovisual, que ela funcione como algo linear no tempo e no espaço, coisa que não é um livro que faz, que não é a foto que faz, é um tempo que é só do audiovisual”, afirmou. A oficina aconteceu de 24 a 28 de agosto, no turno da tarde, no Laboratório de Vídeo.

Oficina Ricardo

Na tarde de quarta-feira, 26 de agosto, aconteceu a oficina sobre Jornalismo Rural na sala K1 com Ricardo Cunha. O jornalista com vasta experiência nessa área dividiu a oficina em três tópicos: explicação sobre o cenário agropecuário, o papel das mídias e por fim, o jornalismo nesse segmento.

Dentre os aspectos destacados esteve a importância do setor agropecuário. Alguns dados exemplificam: a economia brasileira depende do agronegócio, 15% dos brasileiros vivem no campo e esse segmento é o mais competitivo da economia brasileira. Desse modo entra em destaque as mídias sociais. Segundo Ricardo, são diversas as mídias disponíveis. O texto para esse setor também muda. “A linguagem deve ser compreensiva, simples, de fácil entendimento”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s