Jornalismo Rural em destaque no terceiro dia do Festicom

DSC_6489

Por que não jornalismo agropecuário? Essa foi a indagação que permeou o dia de ontem, tanto na oficina realizado na parte da tarde, como na palestra de ontem à noite por Ricardo Cunha. Com vasta experiência na área, contada em 29 anos, o jornalista, dentre as várias questões, destacou os principais passos que o levou a trabalhar nesse segmento e o diferencial dessa área do jornalismo se comparado com outras.

Como um dos pontos de partida, Ricardo enfatizou aspectos dessa área: o setor agropecuário é o mais concorrente na economia e representa 21% do PIB – Produto Interno Bruto. Trabalhar nessa área segundo ele, requer um engajamento e um cuidado na hora da divulgação da informação. Ainda segundo ele a vergonha deve ser deixada em casa e explicar todos termos técnicos, mesmo que isso exija mais horas de pesquisa e mais tempo com o entrevistado. É imprescindível também pensar no contato com as fontes e o detalhe das informações: “Um diferencial importante nessa área é trabalhar com o detalhe. Tem que ter a preocupação de trazer os fatos bem explicados”.

A tecnologia também está inserida nesse segmento. Ao longo dos anos o jornalismo rural ganhou espaço em vários canais. Atualmente, segundo Ricardo, a informação pode ser facilmente encontrada em programas de rádio, TV, sites, blogs e outros e cada vez mais a segmentação em revistas especializadas sobre algum aspecto específico também entra em destaque.

Programação de hoje:

27 de agosto: Vinte Com premiação e autógrafos

Noite dedicada ao lançamento de livros da professora Vera Raddatz: “Educação e Comunicação para os Direitos Humanos” e “Comunicação Cultura e Fronteiras”. Além disso, na oportunidade será realizada a premiação dos vencedores da mostra competitiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s