Gestão de marcas é tema da primeira noite do Festicom 2015

DSC_6331

54% das pessoas não confiam nas marcas como um todo; para 7% elas são relevantes e 63% têm valores parecidos com elas. Essa é uma das pesquisas trazidas por Margarida Galafassi, que participou do primeiro dia do Festicom, o tradicional festival do curso de Comunicação Social da Unijuí, nesta segunda-feira, 24 de agosto. “Novas abordagens para a construção de marcas no contexto atual” foi a abordagem de Margarida.

O que move uma marca? Que características devem estar presentes para o sucesso nesse segmento? No cenário atual, mudanças se fazem necessárias. Segundo a palestrante, que é sócia proprietária da Allice It – Marcas Comportamentais, hoje, perante as mudanças tecnológicas e de comportamento, por exemplo, a participação das pessoas é fundamental: “eles querem participar, causar um impacto, querem ser protagonistas. Esse novo consumidor é livre, super informado e imprevisível”, afirmou Margarida.

Cases de sucesso identificam a importância dos consumidores serem protagonistas. Uma delas pautada pela palestrante: a garrafa de Coca-Cola que precisa de outra para ser aberta ou outra ação da mesma empresa que aconteceu na Colômbia, em Lloró.  Essa última ação teve como foco o recolhimento de água da chuva com garrafas de vidro de Coca-Cola. Posteriormente elas foram vendidas em um evento para executivos e celebridades. Com o dinheiro foi instalada uma estação de tratamento de água em Lloró. Confira o vídeo:

Fazer mais e ouvir menos. Essa é uma das dicas, segundo Margarida. As empresas devem fazer a diferença porque as pessoas buscam uma marca que tenha um sentido. “Os consumidores buscam experiências. As marcas devem buscar fazer a diferença para as pessoas. Isso é relevante”, afirmou Galafassi.

VinteCom – A 15ª edição do Festicom é comemorativa aos 20 anos da Comunicação Social da Unijuí. Durante o evento, o professor Marcio Granez, coordenador do curso, destacou a importância da Comunicação, que já formou mais de 500 profissionais, e homenageou o professor Larry Wizniewsky, um dos responsáveis pela implementação do curso na Unijuí.

11900798_1205643069452988_1404744861_o

Professores reunidos para a celebração dos 20 anos do curso

DSC_6263

Curso realiza homenagem ao professor Larry Wizniewsky

Programação – O Festicom acontece até a próxima sexta-feira, 28, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques. Confira a programação:

25 de agosto: Vinte Com Empreendedores: egressos Arion Moreira, Marcelo Fernandes e Camila Marin

Arion Moreira:

Bacharel em Jornalismo, pós-graduado em Cinema, trabalha com audiovisual desde 2006. Trabalhou com algumas produtoras nos últimos anos em diversas áreas. Atua desde o roteiro até a finalização do filme, com mais experiência nas áreas narrativas, como: roteiro, montagem e direção. Atualmente é Diretor de Cena na empresa Cubo Filmes.

Camila Marin:

Formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Unijuí em 2009. Atua profissionalmente como empresária – ‘Líbera Marin – Festas e Eventos’ em que realiza trabalho como cerimonialista e decoradora. Além disso, é especialista em comportamento e etiqueta social/corporativa tendo desenvolvido consultorias tanto para clientes da empresa como para grupos particulares ou corporativos de empresas, instituições e universidade.

Marcelo Fernandes:

Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unijuí, em fevereiro de 2004; Criativo na agência TAUMES Profissionais de Propaganda (Santa Maria) de 2001 a 2005; Proprietário e Criativo da agência PROPAGANDA JÁ! (São Luiz Gonzaga), desde janeiro de 2006; Proprietário e Agente de Turismo da agência FRONTRIP Viagens, desde janeiro de 2015.

26 de agosto: Jornalismo Rural com Ricardo Cunha

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Marketing do Campo pela ESPM-SUL. Jornalista, formado pela PUCRS (1986) com experiência profissional em rádio e televisão, com atuação também em várias funções em veículos gaúchos, nacionais e internacionais. Especialista em assuntos econômicos e agronegócio. Integrante do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV) do CNPq.

27 de agosto: Vinte Com premiação e autógrafos

Noite dedicada ao lançamento de livros da professora Vera Raddatz: “Educação e Comunicação para os Direitos Humanos” e “Comunicação Cultura e Fronteiras”. Além disso, na oportunidade será realizada a premiação dos vencedores da mostra competitiva.

28 de agosto: Vinte Com talentos

Noite dedicada à mostra de talentos dos alunos, professores e funcionários do curso seguida de festa “Time Machine” dos 20 anos no Biras Stúdio, Rua do Comércio 1330 – garagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s