Vinte anos de história!

No dia 05 de agosto de 1995, há exatamente 20 anos, o curso de Comunicação Social recebia os seus primeiros alunos. Desde então muitos estudantes passaram por aqui, cada um construindo a sua história. Mas para chegar às duas décadas de existência foi preciso desenvolver a proposta de implementação. Uma das pessoas que acompanhou esse processo foi o professor Larry Wizniewsky. Confira como aconteceu o início do curso em matéria produzida por Mariane Santos:

No ano em que o curso de Comunicação Social da Unijuí completa 20 anos, as comemorações acontecem de diversas formas em eventos e palestras. Mas que tal relembrar um pouco a trajetória do curso de Comunicação da Unijuí por um professor que também marcou a história do curso?

Larry

Formado em jornalismo e letras pela Universidade Federal de Santa Maria no ano 1982, o professor Larry foi convidado para trabalhar na Unijuí pela primeira vez em 1987, onde dava aula para o curso de Letras. Saiu da universidade em 1990 para trabalhar na secretaria de cultura em Santa Rosa e retornou para a Unijuí em 1997 quando o curso de Comunicação Social já estava instituído. Começou a dar aula para os estudantes de comunicação a partir de 1998, iniciou com três disciplinas. Larry ficou vinculado ao curso até 2012.

Durante o período que trabalhou como professor de letras surgiu a ideia do Curso de Comunicação da Unijuí. O professor Mario Osorio Marques solicitou o estudo ao IFLA (Instituto de Filosofia, Letras e Artes) para que pensassem na ideia de um curso de Comunicação Social na Unijuí. Segundo Larry, foi feito um esboço preliminar e já que ele era jornalista foi um dos responsáveis pela elaboração do esboço, que foi sendo retrabalhado várias vezes até oferecer o primeiro vestibular em 1995, durante o mês de julho.

Os primeiros anos do curso eram anos de fundação, onde ele foi se instituindo a cada disciplina. Os professores, de alguma forma, tinham que fazer com que as disciplinas funcionassem e de certo modo saber como os alunos iam se comportar dentro delas até conseguirem estabelecer um padrão de curso. Larry salienta que cada professor contribuiu com a sua bagagem pessoal e experiência acadêmica. Quando a primeira turma de Comunicação se formou, em agosto de 1999, o curso já estava formatado.

“A comemoração dos vinte anos do curso de Comunicação Social é importante para a Unijuí porque é um curso que tem amplo reconhecimento em todos os setores onde os alunos atuam, é dele que saem as partes mais voltadas para toda a dimensão da sociedade. Temos alunos trabalhando em todos os meios de comunicação da nossa região e nesses últimos vinte anos a região mudou o seu perfil da Comunicação Social a partir da entrada no mercado de alunos formados pela Unijuí. Então é basicamente um impacto muito grande no mercado da comunicação, já que o nosso curso está hoje entre os melhores do estado do Rio Grande do Sul. Isso se torna uma troca recíproca, ganha a universidade com isso e ganha o curso de Comunicação também”.

 Texto, entrevista e contato: Mariane SantosBarra blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s