Imaginação e criatividade nos 20 anos da Com

Continuando a série especial aqui no blog da Usina sobre os 20 anos da Comunicação, hoje vamos conhecer a criatividade da turma de Criação e Produção Gráfica do 3° semestre de Publicidade e Propaganda.

O desafio lançado pela professora Márcia Almeida foi: se os 20 anos de história do curso de Comunicação fossem contados em uma revista, que capa teria? A resposta pode ser conferida nas oito produções criadas pelos alunos:

Nayah Frota de Moura: 20 COM ‘colagens’

DSC_5783

“O trabalho todo foi feito a mão, através de recortes de palavras e imagens coloridas que tem a ver com a comunicação e com as pessoas que estão nesse meio, com o uso de estilete, e com estes recortes, a colagem em uma folha A4, usando cola bastão e organizando as palavras e símbolos de forma que todos aparecessem e ficassem legíveis, usando recortes também para escrever “20 Com” e uma caneta hidrocor preta para o contorno da expressão”.

Bárbara de Moraes, Emerson Fraton e Paulo Roberto Welter: 20 Com  e os símbolos das três áreas

DSC_5781g

“A capa da revista foi criada com o intuito de englobar as três áreas de base dentro da Comunicação Social. No verso da capa estão incorporados os mascotes da Publicidade (Galo), Jornalismo (Raposa) e Relações Públicas (Golfinho). Em cima dos mascotes tem um balão de conversa, dentro desse balão tem ícones de redes sociais, que nos remetem a uma comunicação mais contemporânea e símbolos que lembram a comunicação mais antiga, mas não menos atual, como rádio e televisão. Na frente da capa tem uma espécie de árvore com ramos que representa Relações Públicas, uma lâmpada de ideia que representa a Publicidade e uma estampa de jornal na frente e no verso que lembra Jornalismo.”

Ainda, segundo o grupo, o trabalho foi desenvolvido quase que exclusivamente no Corel Draw, com algum auxílio do photoshop.

João Guilherme Beschorner da Veiga: Alternative Lifestyle

okl

“A capa foi desenvolvida utilizando uma série de imagens. O fundo em Galaxy Print é uma tendência para a nova geração, a partir dele, resolvi montar um prisma de conteúdo dentro do backgorund. Para realização do prisma foi utilizada a capa de disco do clássico The Dark Side of the Moon da banda Pink Floyd. O logo foi rasterizado com o Illustrator e foram adicionadas camadas em tons de cinza na parte interna para dar o efeito de profundidade. Feito isso veio a parte mais complicada da capa: a montagem em elipse. Foram diversas as tentativas de montagem com um resultado às vezes não satisfatório. Por fim, utilizei imagens clássicas do jornalismo e da publicidade, tanto brasileiros quanto internacionais resultando num prisma de conteúdo reico em informação. O efeito de tridimensionalidade na montagem foi realizada no Adobe Photoshop, assim como a montagem em si para dar mais efeito de profundidade ao prisma central. A logo dos 20 anos do curso foi colocada em posição estratégica para destaque sem interferir nos outros elementos da capa”.

Eduardo Roratto e Ariele Sant’Ana: 20 COM ‘clean’

DSC_5789

“Optamos por uma capa mais “clean”, mais limpa e menos poluída visualmente. Para isso, utilizamos o logo dos vinte anos da Comunicação centralizada na pasta. Depois utilizamos alguns traços e um círculo na horizontal para separar o texto que viria logo abaixo. Após isso colocamos os três cursos de Comunicação que fizeram parte da história ao longo dos 20 anos listados um abaixo do outro. Esse detalhe é importante ressaltar, pois o curso de Relações Públicas não é mais ofertado pela Unijuí, porém teve grande importância na construção da história da “COM”. E por final para dar um efeito mais agradável à capa, utilizamos um retângulo modificado com curvas no cabeçalho  e outro retângulo no rodapé”.

Anna Paula Zamberlan da Silva: Bodas de porcelana

ok1

“Primeiramente, para a elaboração da capa foi feita uma pesquisa sobre o aniversário de 20 anos buscando qual definição de “bodas” que representa esta data. E para representar essa comemoração de “Bodas de Porcelana” foi feita outra pesquisa de tipos de porcelanato para chegar à cor de fundo da capa. A partir daí foi feita a composição do fundo com ícones valorizados de símbolos que representam os curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas que compõem o curso de Comunicação Social da Unijuí. Para complementar a capa foi utilizado o slogan da universidade “viver, aprender e transformar” nas cores e nos modelos habituais para criar essa identificação do curso da universidade. O logo dos 20 anos do curso de Comunicação Social foi colocado em cima de uma faixa vertical branca para dar continuidade e equilíbrio com o slogan da universidade que está posto em faixas horizontais do lado oposto”.

Maiquel Marques Marchi: Vinte anos de muitas histórias e café

ok2

“Para a capa do livro, pensei em colocar algo que estivesse presente na rotina dos estudantes, ao longo desses anos. A minha ideia surgiu em uma manhã quando estava tomando café e começando a fazer o trabalho, registrei o momento…Logo pensei em colocar um café na capa do livro, pois nós estudantes de comunicação sempre estamos acompanhados de um, seja pelo frio ou para melhorar o rendimento mental. A frase que coloquei na capa já deixa bem clara a minha ideia, pois as histórias que contamos se tornam mais interessantes junto a um cafezinho”.

 Matheus Bassi e Lara Noll: Capa  Interativa

ok.4

A capa foi estruturada em preto e branco com elementos que simbolizam a comunicação e seus três cursos. Seguindo a tendência da interatividade, a proposta da capa é que cada leitor atribua um título de sua autoria para o livro.

Alana de Oliveira, Danúbia Gois dos Santos e Fernando Liebich Reinke: 20 COM evolução

DSC_5794

A linha central representa um gráfico de faturamento em uma empresa com a atuação do profissional de comunicação. Além disso uma comparação do antes e depois, de caminho percorrido pelo curso ao longo dos 20 anos, das inovações, estratégias e os resultados para o mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s