De aluna a professora, a trajetória da jornalista Daiane Bertasso

No ano de 2015 o curso de Comunicação Social comemora seus 20 anos. Daiane Bertasso Ribeiro faz parte dessa história, assim como todos que já passaram pela Unijuí. Confira o relato da jornalista, que se formou em 2003 e que atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

fgdf

Na época em que escolhi minha formação em Comunicação Social – Jornalismo, eu buscava uma profissão em que pudesse conhecer diversos aspectos da vida social, conhecer outras áreas do conhecimento, pessoas e lugares, enfim, conhecer um pouco de tudo. A área do jornalismo tem essa característica, desde a formação, por ser ela própria constituída pelo conhecimento de disciplinas oriundas de diversas áreas.

O curso de Jornalismo me deu a oportunidade de conciliar o estudo das teorias com a prática. E isso foi de fundamental importância na minha vida profissional. As lembranças que tenho daquela época são de desafios e de superação, tanto nas disciplinas quanto nos estágios. Foi um período de esforço intelectual e de superação em relação às mudanças de contextos e tecnológicas, de estudar muito e dormir pouco, mas também de festejar e de compartilhar. São boas lembranças, de colegas e de professores que certamente contribuíram para o que sou e como sou hoje profissionalmente.

Da formatura em Jornalismo em 2004 até a defesa da tese na UFRGS e aprovação no concurso da UFSC em 2014 foram 10 anos de muitos desafios, em que necessitei de muito foco e determinação. Hoje estou exatamente onde sempre quis estar profissionalmente. Tenho a certeza que os desafios continuam a cada dia, a cada aula ministrada, a cada trabalho apresentado em evento científico, a cada aluno orientado. E é isso que dá sentido para a escolha que fiz de um caminho profissional marcado pelo constante aprendizado.

Meus planos para um futuro é continuar atuando na área acadêmica, procurando desenvolver conjuntamente atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pretendo buscar sempre aliar a reflexão teórica aos aspectos práticos, o que não é tarefa fácil, porém, extremamente necessária para a formação de profissionais competentes, críticos e autocríticos.

Contato e pesquisa: Paola Machado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s