Comunicadores marcaram presença em eventos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Participar de eventos é muito importante na vida acadêmica, tanto para alunos como para professores. Além de incrementar o currículo, as experiências e aprendizados também contam. Na semana que se passou, um grupo de comunicadores da UNIJUÍ participou de diversas atividades: teve excursão para o Intercom Sul, que aconteceu em Joinville/SC de 04 a 06 de junho, e evento da Rede Alcar em Porto Alegre, que foi de 03 a 05 de junho.

Intercom Sul – O estudante de Publicidade e Propaganda, João Guilherme Beschorner, participou do Intercom Sul. Essa foi a terceira vez que ele participou do evento, e garante que vale a pena: “Posso afirmar com toda a certeza, que é uma das melhores experiências durante a graduação”.

Várias foram as atividades oferecidas no Intercom, com oportunidades para aprofundar o conhecimento. João participou de uma oficina sobre a influência de imagens 3D na comunicação de um produto. A oficina foi realizada pela agência Signia Digital, um dos focos da atividade foi o processo de design e finalização de um produto renderizado em 3D. “Foi uma experiência incrível. Tivemos ainda um rápido workshop com o 3ds Max e aprendemos o básico do básico de modelagem 3D, onde tive o primeiro contato com o software”, afirmou.

documents-export-2015-06-10

Socialização com o pessoal da FADEP de Pato Branco; Workshop de modelagem 3D com a Signia Digital e selfie na integração promovida pela Atlética de Comunicação da Univille

Além disso, no Intercom circularam muitas pessoas, o que é uma oportunidade para trocar conhecimentos: “Participando do evento você conhece muita gente bacana, constrói teu próprio networking com pessoal de todo o sul do país e descobre o que tá rolando na cena publicitária”, salientou João.

Rede Alcar – Outra oportunidade de ampliar e compartilhar conhecimento aconteceu de 03 a 05 de junho em Porto Alegre. Foi o 10° Encontro Nacional da História da Mídia. A professora Vera Raddatz aproveitou o evento para apresentar suas pesquisas. Ela apresentou no dia 04 de junho seu trabalho Rádio e Direitos Humanos: narrativas para a cidadania no GT História da Mídia Sonora, em que foi abordada a potencialidade do rádio como uma ferramenta multiplataforma importante para a promoção da cultura dos direitos humanos. A professora também coordenou, no mesmo GT, a mesa O rádio na ditadura: lembrar para não reviver jamais. Além disso, a participação no evento também foi dedicada ao lançamento do livro “Comunicação, Cultura e Fronteiras”, que foi realizado em parceria com Karla Maria Müller.

Além de buscar e compartilhar mais conhecimento, por que não aproveitar para recordar e reavivar memórias da UNIJUÍ? Um grupo de egressos e professores da universidade encontrou um tempinho durante o evento da Alcar para bater uma foto. Foi o reencontro de profissionais que atuam em diversas áreas:

IMG_0191

Cândida Oliveira, Eduardo Ritter, Mirian Quadros, Janaíne dos Santos, Lara Nasi, Vera Raddatz, Angela Zamin, Reges Schwaab e Virgínia Fonseca

A professora Lara Nasi também participou das atividades da Rede Alcar, inclusive com apresentação de trabalho no GT de História do Jornalismo. “A produção, intitulada “De como o acontecimento se torna: a experiência de Helena Salem como enviada especial do JB na Guerra do Yon Kippur” foi gestada a partir do trabalho do grupo de pesquisa Resto – Laboratório de Práticas Jornalísticas, da UFSM, do qual participo como pesquisadora associada, e teve autoria dos professores Angela Zamin, Reges Schwaab e minha”, afirmou Lara.

Lara também participou de conferências e mesas, como na abertura do evento com o professor Marcos Palácios, da Universidade Federal da Bahia, que abordou o tema: Jornalismo, Memória e Contexto: tecnologias e formatos narrativos e no segundo dia na mesa temática com o professor Patrick Charaudeau, da França, que falou sobre “O jornalista frente às condições da máquina midiática”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s