Professora Vera Raddatz lança livros em eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Com felicidade à beça! É assim que Vera Raddatz, professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, comemora o lançamento de seus dois livros, ou melhor dizendo, seus dois novos filhos como ela própria diz. Foi um projeto de dois anos e foi concluído com as publicações.

Suas obras, Educação e Comunicação para os Direitos Humanos e Comunicação Cultura e Fronteiras, foram lançadas no 10° Encontro Nacional da História da Mídia – ALCAR, em Porto Alegre/RS, que aconteceu de 03 a 05 de junho e também no Intercom Sul, que aconteceu de 04 a 06 de junho em Joinville/SC.

Na Rede Alcar Lançamento com Karla Maria Muller

Lançamento na Rede Alcar com a presença de Karla Müller, organizadora juntamente com Vera do livro Comunicação, Cultura e Fronteiras

11428509_823764687708578_6963714496060040528_n (1)

Sessão de autógrafos no Intercom

Conversamos com a professora. Ela explica sobre as suas produções e o processo até a publicação das duas obras:

Como e quando surgiu a ideia de desenvolver os dois livros?

Na medida em que se começa a estudar e pesquisar sobre temáticas específicas dentro da nossa área de atuação profissional, passamos também a estabelecer redes de contatos,  pesquisas conjuntas e discussões afins. Então, chega um momento que sentimos a necessidade de socializar isto com o público, para que as ideias nas quais acreditamos possam se transformar em outras ideias. Portanto, os dois livros nascem como resultado de um processo de comunicação e pesquisa.

 Qual é a temática de cada um?

IMG_1850Educação e Comunicação para os Direitos Humanos é uma publicação da coleção Direitos Humanos e Democracia, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ. Constitui-se de uma entrevista e oito textos de diferentes autores, cujas pesquisas enfocam a educação para os direitos humanos na relação com a comunicação, sob o enfoque da educomunicação. Questões como o impacto das tecnologias na educação e o papel dos  meios de comunicação na sociedade estão presentes nesta obra, que entende ser essencial a formação de uma cultura de direitos humanos, a partir da educação e da comunicação. Este processo potencializa a pluralidade e a democracia.

IMG_1856O livro Comunicação Cultura e Fronteiras, organizado em parceria com Karla Maria Müller (UFRGS), está sendo publicado pela Coleção Linguagens, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação – DACEC, também da UNIJUÍ. O ponto central da obra são as fronteiras, especialmente as fronteiras culturais, que são tecidas junto às fronteiras geopolíticas. Nove pesquisadores brasileiros que tem se dedicado a estudar as fronteiras na sua relação com a cultura e os meios de comunicação  e apresentam outros olhares sobre a fronteira,  atravessando os limites do paradigma convencional. Além da visão do contexto histórico, social e cultural, o livro discute a produção jornalística de emissoras de rádio e televisão, jornais impressos e online que produzem suas narrativas tendo como foco a fronteira.

Como foi o desenvolvimento? Quais os desafios enfrentados?

Da ideia até sua execução demorou cerca de dois anos, o que significa formulação da proposta, contato com os demais autores, reunião e organização do material, encaminhamento  para pareceristas, aceite, orçamento, revisão e revisão, até a impressão. Mas o mais importante é a parceria, a identidade da pesquisa.

Que resultado se obteve a partir do estudo sobre os respectivos assuntos?

Creio que o resultado começa a aparecer a partir de agora,  momento em que a obra começa a circular, ser discutida e toma contato com o público. Só quando o texto é lido, é que de fato a obra  existe e tem sentido.

Quem esteve envolvido na produção das obras?

Pesquisadores e professores de universidades brasileiras que se dedicam a pesquisa destes temas. Em Educação e Comunicação para os Direitos Humanos temos o prefácio do Prof. Gilmar Antonio Bedin e escrevem conosco os professores e pesquisadores:  Paulo Evaldo Fensterseifer (UNIJUÍ), Solon Viola e Diego Mota (UNISINOS), Rosane Rosa, Andréia Machado Oliveira e Caroline Casali (UFSM), Ademilde Silveira Sartori (UDESC), Antonio Nolberto Xavier e Juliana Santos Soledade ( UESC/BA); Andréia Machado Oliveira (UFSM).

O livro Comunicação Cultura e Fronteiras, organizado junto com Karla Maria Müller (UFRGS), tem a apresentação de Tito Carlos Machado de Oliveira (UFMS) e a participação dos autores: Tau Golin (UPF), Ângela Zamin, Andréa Weber e Eliana Sturza (UFSM), Denise Cogo (ESPM/SP), Marcelo Vicente Cancio Soares e Daniela Ota (UFMS), Joel Felipe Guindani e Tiago Martins ( UNIPAMPA).

Lançamento em Ijuí – A professora também fará a divulgação das suas obras em outros eventos: Educom Sul e Encontro Nacional da ABeducom. Além disso, o lançamento está programado para acontecer na UNIJUÍ durante as comemorações dos 20 anos do curso de Comunicação Social.

Pedidos: As obras podem ser encomendadas no site da Editora da UNIJUÍ: unijui.edu.br/editora-unijui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s