“Voz passiva é a sua vó”

“Transmedia Storytelling e engajamento na cultura da conexão”, esse foi o tema abordado por Sheron Neves, professora da Escola de Criação ESPM, na noite desta terça-feira, dia 02/06, na UNIJUÍ. O workshop foi um dos eventos programados para comemorar os 20 anos do curso de Comunicação Social

DSC_4709

Sheron Neves

Em tempos de conexões, interações e relacionamentos virtuais, novos laços se constituíram entre marcas e clientes. É sobre esse atual ambiente midiático e da cultura convergente e participativa, que a professora Sheron Neves falou na noite de ontem na UNIJUÍ. “Voz passiva é a sua avó”, essa foi a expressão utilizada por Sheron para exemplificar como a recepção aos conteúdos midiáticos mudou. No passado não havia interação, mas há um novo cenário e a publicidade precisa se adaptar, segundo ela. “A palavra telespectador é ultrapassada. Conceitos como “experimentador”, “usuário” e, principalmente, “player” são os referenciais. O telespectador é quem simplesmente assiste. Esses novos significados abrangem a participação”, explicou. A professora falou também sobre a “audiência ritalina”, que consiste em buscar a atenção das pessoas, ou seja, a propaganda escancarada com “compre agora”, por exemplo. Ela afirmou que isso também não serve mais.

Com tanto material na internet e com tanta audiência (em 60 segundos uma tonelada de material circula, de acordo com ela) é necessário investir em formatos diversos, conteúdos também. Ela citou o caso da Starbucks na Inglaterra, que realiza uma ação na qual oferece café de graça para quem twittar algo relativo ao café e à empresa, utilizando uma hashtag específica. É uma moeda de troca diferente, afirmou Sheron.

Outra questão acordada pela professora foi o entretenimento que ganha espaço com relação às ações de marketing: “Ações de marketing não são mais tão importantes porque não tem aderência. O entretenimento é a difusão da marca”. Além disso, só produzir não é suficiente.  “É necessário circular e engajar pessoas”, defendeu. Nesse ponto ela destacou o papel do storytelling, ou seja, de contar histórias para engajar as pessoas.

Sheron deixou ainda um convite para um curso sobre Storytelling e Transmídia para Marcas, que será realizado na ESPM em Porto Alegre. Para saber mais basta acessar aqui.

 Sobre Sheron – Sheron é publicitária formada pela PUCRS, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Media Studies pela Birkbeck, University of London. Com mais dez anos de mercado, já passou pelo marketing da RBS, Grendene e Dell, além de agências de publicidade e produtoras. Coordena o curso Transmídia Storytelling para Marcas  na Escola de Criação ESPM e leciona nos cursos de Cultura Digital e Redes Sociais (Unisinos), Televisão e Convergência (Unisinos) e Branding de Conexão (PUCRS). É também editora do blog Meditations in an Emergency. Suas áreas de pesquisa incluem TV e convergência, cultura participativa, storytelling, transmídia e branding.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s