Profissionalismo e talento de um jornalista sonhador

por onde anda2

Paulo Vitor Daniel anda por aí e faz a diferença por onde passa. Leva o Jornalismo como a missão de contar histórias. Após a formatura, em 2009, o mauriciense sonhador fez pós-graduação em Comunicação e Marketing, pós-graduação em Docência do Ensino Superior e em Jornalismo Digital, tornou-se mestre em Letras – Estudos Literários, e atua como professor e coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing da SETREM. Conheça mais sobre Paulo Vitor Daniel.

Sem título

Sou um jovem jornalista que almeja um futuro de muito sucesso. Sou simplesmente! Sou cria das barrancas do Rio Uruguai. Simples. Simples. Muito Simples. Tenho valores que vão muito além do saldo da conta bancária. Alguém que sabe contemplar o belo. Que acredita na eternidade por meio do amor. Sou um jornalista. Um gremista. Um gaúcho. Um mauriciense. Sou um. Apenas um. Em minha essência encontro felicidade. Sou de sorriso fácil. Fácil de conviver. Difícil de manipular. Sou o Paulo Daniel. O Paulo Vitor. O Paulinho. O filho. O irmão. O pai. Sou o melhor que posso ser. Amo a natureza. Amo minha família. Amo as pequenas coisas. Simplesmente amo. Amo a vida. Amo viver.

Os conhecimentos adquiridos na faculdade com toda certeza são muito úteis, basta ingressar no mundo do trabalho e enfrentar os desafios cotidianos (ocultos a quem não vive a profissão), que lembramos de todos valiosos ensinamentos de nossos mestres. As lições da professora Vera me mantiveram calmo e tranquilo nas primeiras inserções ao vivo na Rádio Diário AM 570 (Passo Fundo) e, com o passar do tempo, me levaram até mesmo a ser apresentador de programas de notícias, comentarista esportivo e muito mais. A escrita criativa, estimulada pelo professor Granez nas aulas de redação, foram um diferencial que impulsionou meu crescimento no Jornal Diário da Manhã. A paixão pela fotografia e a importância de um olhar muito particular sobre as cenas, nascidas nas aulas do professor Paulo Scortegagna, que permitiram que eu fosse o escolhido sempre que fosse necessário fazer a foto de capa do jornal. A habilidade para produzir documentários que realmente emocionem, estimulada pelo professor Celestino. E, hoje, a atuação em assessoria de comunicação, talvez a única área que nunca esteve em meus planos nos tempos de acadêmico, mas que hoje me traz à lembrança as aulas do professor Gagliardi.

Estagiei por um curto período no Laboratório de Fotografia e isso contribuiu para que, ao longo de minha ainda curta carreira no jornalismo, conquistasse destaque através da experiência em trabalhar com imagens. Acredito que o acadêmico deva aproveitar a faculdade para passar por todas as áreas possíveis do Jornalismo, pois é a união de todas elas que faz nosso trabalho tão prazeroso.

Estou muito satisfeito com a profissão. Dia após dia a paixão pelo Jornalismo se renova. Desenvolvi um estilo de Jornalismo através da contação de histórias, sempre valorizando e tentando colocar emoção nos conteúdos produzidos. Foi isso que vivi intensamente nos períodos de repórter nas editorias policial, esportiva, cultural, rural e geral que experimentei. Conhecer pessoas com suas histórias de luta, de sacrifício, de conquistas e, mais do que isso, fazer parte daquelas histórias, é maravilhoso!

O plano para 2015 é ingressar no doutorado para, no futuro, conciliar meu trabalho com o exercício da docência no curso de Jornalismo. Além disso, um dos sonhos que certamente colocarei em prática é o de adquirir alguma experiência jornalística no exterior, preferencialmente na África, e posteriormente transformar em um livro as histórias de quem ainda vive afastado desse mundo tecnológico que, para nós, é tão intenso.

Contato e pesquisa: Betina Cesa

Anúncios

Uma resposta em “Profissionalismo e talento de um jornalista sonhador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s