Criatividade à luz do luar!

imagem bastidores3

Era sexta-feira, 25 de abril. Em meio à grama molhada, com um friozinho batendo e algumas formigas acompanhando a aula ao ar livre, os alunos da turma de Produção de Foto II, do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Unijuí, exercitavam sua criatividade à luz de aparelhos eletrônicos, de lanternas e da lua . Era noite de trabalhar com light paint.

11188330_749370275183179_8201285451393315803_n

Segundo Lara Nasi, professora da disciplina, depois de outras duas matérias de fotografia ao longo do curso, era hora de ir além. A professora explica que para esse exercício ser possível, a presença de profissionais que trabalham com a criatividade foi essencial: “Nas duas últimas aulas tivemos a participação de convidadas: no dia 10 de abril a egressa do curso Maitê Mendonça, especialista em cinema, esteve presente. Ela falou sobre o papel das influências artísticas na criatividade, apresentando referências e processos de fotojornalistas reconhecidos, como Cartier-Bresson e de fotógrafos mais contemporâneos, como Eugenio Recuenco, Miles Aldridge e David LaChapelle. No dia 17 a proposta foi começar os trabalhos práticos com ênfase na criatividade e na inovação. A convidada foi a professora do curso de Comunicação da Unijuí, Sílvia Frantz, que apresentou parte de seu trabalho como fotógrafa e a seguir, ensinou a técnica de light paiting que é, literalmente, desenhar com a luz”.

E qual é a importância dessa técnica? Sílvia explica: “o diferencial para os alunos ao conhecerem e executarem o light paint foi a de perceberem que, primeiro: a compreensão do funcionamento da máquina fotográfica é de fundamental importância; segundo, o trabalho em equipe pode trazer resultados mais eficazes; terceiro, a sensibilidade em perceber o contexto e o espaço é aflorada e, por último e muito importante, a criatividade”.

A turma que produziu as fotos é composta pelos acadêmicos Adriane Kruel Quaresma Hanke; Amanda Rafaela de Lima; Betina Angélica Cesa; Cristiane Grumicker; Deise de Moura Tolfo; Dieison Jocemar Engroff; Ediani Oliveira; Fernanda Adriele Mellitz; Natani Oliveira Paz; Paola Alves Machado; Pedro Urbano da Silva Júnior; Rafael de Andrade; Robson Almeida Girardon; Suelen Letícia Haupt; Valdenir Almeida Marques e Vanessa de Almeida Nothen.

A participação nessa atividade além do desenvolvimento de uma nova forma de desenhar com a luz, permitiu também a aproximação da turma: “achei super divertida a aula. Sempre tive a curiosidade de saber como se fazia isso e imaginava que era super difícil, mas na verdade não é. Essa atividade juntou a turma também. Um ajudando o outro”, afirmou Vanessa Nothen.

Libere a sua criatividade!
A professora Sílvia explica como fazer o light paint:

Para realizar a técnica é preciso: uma câmera fotográfica que tenha regulagem do obturador (velocidade); focos de luz, que podem ser feitos com lanterna, led, vela e etc; tripé ou alguma base fixa, além de um local escuro.

Primeiramente é preciso pensar no que se deseja pintar com a luz, aqui começa a criatividade do fotógrafo. Existem muitas possibilidades, desde uma pintura abstrata até uma escrita bem delineada.

Coloque a câmera no tripé. Regule o ISO da câmera para 100; a velocidade do obturador de 15 a 30 segundos e a abertura do diafragma mais neutra, algo em torno de f 11. A partir daí acione o disparo da câmera, e como o obturador está regulado de 15 a 30 segundos, todo o tipo de iluminação que existirá naquele local será filtrado pela máquina fotográfica neste período. Por isso, a ideia é que se pegue a lanterna ou o foco de luz que escolheu e após disparar a câmera comece a desenhar em frente à máquina. A distância que o foco de luz deverá ter em relação à máquina fotográfica é escolhida a partir da objetiva utilizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s