Redação K1 e convergência digital em pauta

Esta semana foi marcada pelo lançamento da nova temporada do Redação K1 – site de notícias mantido por alunos de Jornalismo da Unijuí, por meio de um projeto coordenado pelo professor Felipe Dorneles -, e por uma palestra da coordenadora de telejornalismo da RBSTV Santa Rosa, Lisiane Sackis, no Salão Azul da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, no campus da Unijuí.

DSC_3282

Alunos e professores do curso de Comunicação Social marcaram presença no evento

Para o coordenador da proposta do Redação K1, posta em prática na disciplina de Jornalismo Digital do 5° semestre do curso de Jornalismo, essa é uma oportunidade para que os alunos possam aprender na prática como funciona e como é trabalhar com um site de notícias: “Os acadêmicos passam por diversas funções: são editores e repórteres. Além disso, eles podem ver sua produção veiculada e que pode ser acessada em qualquer parte do mundo”.

DSC_3243

Professor Felipe destacou a funcionalidade do site

O site Redação K1 publica notícias e fatos que acontecem na região Noroeste do Rio Grande do Sul e abrange diversos segmentos como política, cultura e saúde. Participam da produção dos materiais os alunos Alexandre Pereira, Álvaro Nascimento, Ânderson Bauer, Bruno Gonçalves, Carine Krominger de Sá, Deise Krug, Fernanda Rebelato, Greice Bueno, Kelvin Morais, Laís Dahmer, Larissa Dorneles, Milena Wittekind, Nataline Nervis, Paola Brocardo Guimarães, Rafael Keske, Raquel Pedroso e Talisson Lange.

O Redação K1 é sinônimo de aprendizado, segundo Larissa Dorneles: “Eu vi que precisava ser mais objetiva, precisava trabalhar diversas coisas e agora sim eu estou melhorando e estou dando atenção ao digital que às vezes a gente não dá, por que não é simplesmente fazer um texto curto. Tem todo um trabalho por trás disso”.

E o que Lisiane Sackis pensa da realização desse tipo de atividade? Ela responde:

A jornalista afirmou em sua palestra que o material veiculado deve ter um diferencial, deve possibilitar um conhecimento a mais para o público e, é claro, não deve esquecer da participação deles. “Hoje nessa convergência é preciso ter um diferencial: não é só abordar o factual, mas aprofundar esse assunto e a partir disso gerar uma discussão”, destacou.

DSC_3277

Lisiane Sackis falou sobre a TV na era da convergência digital

E como Lisiane se prepara para as atividades do dia a dia? A receita, segundo a egressa do curso de Jornalismo da Unijuí, tem: um toque de sensibilidade e uma dose de dimensão humana misturada com leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s