Radioescuta!

imagem bastidores3

Os jovens são o tema central da turma de Produção de Áudio II, do sétimo semestre do curso de Jornalismo. Neste semestre um dos focos da disciplina é o Radioescuta, programa de rádio com duração de cerca de três minutos, que vai ao ar na Rádio Unijuí FM todas as terças-feiras às 20h. O intuito é abordar as principais notícias das últimas horas, mas de uma forma diferente, voltada ao público jovem. O slogan do programa traduz o seu espírito: Radioescuta: é simples, é rápido e atualizado!

A primeira edição do programa foi ao ar esta semana. Confira o que rolou: Radioescuta – 1° edição. A primeira produção foi da estudante Adriane Hanke. E como será que foi essa experiência? Ela conta: “Ser a primeira a produzir e apresentar foi sem dúvida uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Principalmente porque apesar da informalidade da redação, a locução é ao vivo, ou seja, exige concentração e tranquilidade para transmitir as notícias de forma a envolver o ouvinte. A sensação é ótima pois saímos do ambiente de gravação para a experiência prática e real”.

Preparando o primeiro programa no estúdio da 106.9

A professora Vera Raddatz, o jornalista Luiz Berger e a estudante Adriane Hanke no estúdio da Unijuí FM – 106.9

A professora Vera Raddatz, que comanda as atividades na disciplina, fala sobre o público-alvo do programa:

“Já estamos discutindo há algum tempo nos fóruns de rádio e nas disciplinas de rádio, não só da Unijuí, mas em outras universidades, o grande desafio que o rádio tem de formar novos ouvintes. O rádio precisa adaptar sua linguagem e munir-se de novos elementos para que possa de fato interagir com esse público. É nossa tarefa no curso de Jornalismo discutir e experimentar produções sonoras que cumpram esse objetivo. Desse ponto de vista, o Radioescuta é uma proposta inovadora”.

Na mesma proporção entra em destaque o apoio da Unijuí FM. Segundo o diretor da rádio e radialista Luiz Henrique Berger, que ministrou o workshop “Rádio e Público Jovem” para a turma da disciplina de Produção de Áudio II, essa é uma aposta importante no radiojornalismo:

“Somos a rádio que representa a universidade e ela deve se comunicar com os estudantes. Portanto, é um público que nos interessa; que gosta de música, que quer estar informado; que interage, e que está nos smarthphones, onde também estamos. O novo profissional não deve pensar numa rádio travada, com 30 minutos de música para abrir o microfone e dizer o nome da música. Esse formato não dá mais.  O que nos desafia é não apenas migrar para a internet, mas ter uma presença qualificada, com uma linguagem adequada. Dizem que o jovem não ouve rádio; acredito que não ouve o que não interessa; caso tenha um conteúdo que o interesse, vai ouvir. O diferencial desses ouvintes – É um ouvinte usuário. Que interage, ainda é baixo, ele curte o que é bom e detona o que não gosta, mas aposto numa presença com mais conteúdo, para além dos “likes”, com opiniões e posições sobre determinados assuntos”.

Na próxima semana tem mais Radioescuta, com apresentação da acadêmica Amanda Lima. Não perca! É na terça-feira, a partir das 20h, na Unijuí FM – 106.9.

Anúncios

Uma resposta em “Radioescuta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s